16 fevereiro 2012

Freguesias orientais convocam conferência de imprensa


São José continua a ser a solução para 100 mil habitantes do concelho de Loures


As freguesias da zona oriental do concelho de Loures reuniram-se e, no dia 10 de fevereiro, realizaram uma conferência de imprensa no Centro Cultural de Moscavide, com o objetivo de manifestarem a sua posição perante o facto de 100 mil habitantes não estarem abrangidos pelo Hospital de Loures.

Foi perante uma sala cheia, que os presidentes das juntas de freguesia de Bobadela, Moscavide, Prior Velho, Sacavém, Santa Iria de Azóia e São João da Talha deram a conhecer a posição das suas autarquias quanto à área de influência do Hospital Beatriz Ângelo.

Na nota de imprensa distribuída aos jornalistas era possível ler-se: “Apesar de também termos contribuído para o terreno e acessibilidades ao hospital, ficámos com a pior solução ao sermos enviados para as urgências do Hospital de São José, que já se encontravam saturadas, piorando com a entrada de mais 100 urgências diárias”.

“Fomos literalmente enganados”, referiu Nuno Dias, presidente da Junta de Freguesia da Bobadela. “O acordo assinado com Administração Regional da Saúde (ARS) previa que estas freguesias seriam servidas pelo Hospital Curry Cabral até à construção do novo Hospital de Todos os Santos. Nós não defendemos que devemos ir para Loures. Aquilo que defendemos é que, sem dúvida nenhuma, não podemos ir para São José. É um hospital que não serve ao nível dos transportes nem das acessibilidades”.

Ernesto Costa, presidente da Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia, era da mesma opinião: “Foi-nos dada a pior solução, tendo sido atirados para o outro lado da cidade sem qualquer justificação. Existem outras soluções como é o caso do Hospital de Santa Maria que vai perder os cerca de 260 mil utentes de Odivelas. De qualquer forma o Hospital de Loures tem capacidade para receber os habitantes destas freguesias sem criar qualquer transtorno ao funcionamento da instituição hospitalar”.

Para Daniel Lima, presidente da Junta de Freguesia de Moscavide “esta conferência de imprensa já foi uma vitória”. De acordo com o autarca “conseguimos desbloquear a situação de espera em relação aos ofícios enviados pelas sete freguesias há mais de três semanas, aos quais nunca tivemos resposta. Assim que organizámos esta conferência, o Ministro da Saúde, convocou, para hoje, uma reunião com o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira. Ficamos a aguardar desenvolvimentos. Espero que haja bom senso do governo e que seja encontrada uma solução que não prejudique a população desta zona oriental”.

Presentes no evento estiveram ainda o Vice-Presidente da Câmara de Loures, João Pedro Domingues, e os vereadores Ricardo Leão e Ricardo Lima.

Utentes da zona oriental terão de ir para São José

Nesse mesmo dia, Carlos Teixeira, reuniu com o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, e a ARS, no sentido de encontrar uma solução para os cerca de 100 mil utentes da zona oriental do Concelho de Loures.

Em declarações à Lusa, Carlos Teixeira refere que ”aquilo que o Governo nos disse é que estes utentes vão ter mesmo de ir para o Hospital de São José, mas mostrou abertura para encontrar soluções que minimizem não só o facto de terem de ir para lá como também as condições de lá chegarem”.

De acordo com o autarca, uma dessas soluções poderá ser a criação de um parque de estacionamento junto aos Hospital de São José, uma medida que terá de ser estudada juntamente com a Câmara de Lisboa.

O Presidente da Câmara de Loures adiantou ainda ter ficado em “aberto” a possibilidade de alguns utentes poderem vir a utilizar pontualmente, ou o Hospital de Santa Maria ou outro que fique mais próximo da sua residência.

“Para já são só possibilidades porque o Governo não se comprometeu com nada”, referiu Carlos Teixeira, acrescentando que o executivo alegou que poderia criar “problemas de gestão hospitalar” se cumprisse a vontade da Câmara de Loures.

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A Portela deu falta de comparência. Nestas coisas já estamos habituados.

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Presidente da Junta de Freguesia da Portela não compareceu, porque o seu Partido é quem (des)governa o País e sentir-se-ia vulnerável nesta reunião. Ora vejamos: Santa Iria de Azoia-Ernesto Costa(CDU)/S.João da Talha-Nuno Leitão(PS)/Bobadela-Nuno Dias(PS)/
Sacavém-António Pereira(PS)/ Portela-Manuela Dias (PSD)/Moscavide-Daniel Lima (PS).

9:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Outra coisa não seria de esperar desta presidente de Junta da Portela senão a ausência de uma reunião que seria para tratar de assuntos de interesse para os habitantes da Portela, porque se fosse para tratar de alguma coisa que fosse contra os interesses dos portelenses ela estaria lá e na linha da frente. Mas também devem ser instruções do mentor politico da presidente que é o Veiga Testos que acha que não se pode misturar com pessoas de outra cor politica.

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A Junta de Freguesia da Portela é só pessoal finório; jamais poderiam estar presentes num evento com pessoal tão Xunga.

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

o Governo é PSD

8:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

S. José? mais vale a pena ser Hospital Santa Maria, pelo menos a nível de transportes é mt melhor e é mais rápido de automóvel basta apanhar a 2ª Circular.

8:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas qual a posição da nossa Junta de Freguesia? e a do Presidente da Assembleia de Freguesia?
Para que servira então a Assembleia e o seu Presidente? Para convocar as assembleias solicitadas pela Junta?

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tanto a presidente da Junta como o presidente da Assembleia de Freguesia não são do PSD, estão lá para servir os interesses da família Veiga Testos e isso só actuam de acordo com instruções do patriarca da família, porque é esta figura que controla politicamente a Junta. É muito mais fácil para ele controlar pessoas que não se identificam com partido, ele é o mentor politico desta gente e a estratégia é servir os interesses da família nomeadamente do filho.

11:51 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial