18 março 2012

Os CLARK


Os Clark são uma banda oriunda desta Portela, onde vivemos . O início das actividades deu-se por volta de 1994, sob a denominação de Taxi Driver. Praticam uma música no cruzamento do rock e do pop de guitarras cantado em português e inglês. Trata-se de uma banda com experiência de palco e uma história algo acidentada com mudanças de nome: Taxi Driver, Inocentes e Clark. A experiência editorial em parte falhada na E M I, devido à pouquíssima promoção dada ao trabalho de estreia dos Inocentes, reforçou ainda mais o carácter e a força de vontade colectiva da banda. Citem-se dois exemplos desta persistência forjada com as adversidades pelas quais a banda passou:
1) Em 1999/2000 realizaram uma tourneé sem condições financeiras e sem estrutura, só pelo desejo de mostrarem o seu trabalho ao público. Resultado final: mais de 30 espectáculos por todo o país. No final da digressão tomaram a decisão de gravar um disco a custas próprias e...de mudar de nome para romper com o passado recente. Nasciam ou renasciam os Clark.
2) Partiram para a gravação do cd "Sombra da Lua", sem qualquer garantia de edição por parte das editoras, contando apenas com o apoio do produtor Marsten Bailey, do engenheiro de som Nuno Roque, de alguns músicos convidados, amigos e familiares, bem como do Manager Nuno Faria.
O cd "Sombra da Lua"
Com o material da banda e de Pedro Roque (Background - Org. e Prod. Espectáculos), partiram em Dezembro de 1999 (primeira fase de gravações) para a Quinta do Esménio, em Aveiras de Cima, onde num pavilhão normalmente utilizado para guardar máquinas agrícolas e gado efectuaram as primeiras gravações. Com a coordenação de Marsten Bailey e Nuno Roque contornaram-se alguns problemas como reverberações, reflexões e isolamentos que permitiram transformar o local num estúdio. A maior dificuldade foi, naqueles dias e noites, o frio que era muito e que só a grande vontade e algum alcoól fariam ultrapassar.
A segunda fase de gravações efectuada em Janeiro e Fevereiro de 2000, decorreu na sala de ensaios na Portela. É uma garagem e o problema maior foi o isolamento de modo a que não fossem muito massacrados os pacientes vizinhos (nesta fase foram gravadas quase todas as guitarras e que não são assim tão poucas).
A terceira fase decorreu em Londres (Março e Abril de 2000) no Fortress Studios e lá foram gravadas as vozes, guitarras acústicas, percussoes e teclados. Foi neste estúdio que os temas foram misturados.Para além destes nove temas o cd "Sombra da Lua" dos Clark inclui mais 2 temas, um gravado já em 2001 que se chama "Dual destino" (uma nova "roupagem" para um velho tema da banda) e um outro, uma adaptação de um tema de Adrian Borland (The Sound) intitulado "Other side of the world", recriado por João Alexandre e Marsten Bailey. Este tema está também presente no cd de homenagem a Adrian Borland e aos The Sound, lançado pela editora americana Pathos Music em 2000.
Clark em 2002 - 2006Depois de um ano de poucas actuações ao vivo e onde a escassa aposta na promoção de artistas portugueses sobretudo nas rádios e Tv’s é um facto, os Clark decidiram iniciar em finais de 2006 a gravação de um novo cd totalmente suportado pela própria banda e a colaboração e auxílio do engenheiro de som Nuno Roque, com a intenção de ser lançado no mercado em 2007, com ou sem editora de apoio. Entretanto os Clark tiveram o tema "Quem tramou o amor" a passar diariamente na novela da TVI "Queridas Feras", depois de outro tema, "Dual destino", ter feito parte da banda sonora da novela da SIC "Fúria de viver" e actualmente na novela da TVI "Tempo de Viver".
Formação
João Alexandre ( o Chana da Associação ) – voz, guitarra e teclas
Formou a 1ª banda em 1979 em Ourém. Em 1982 juntou-se aos Urb que eram em Lisboa um grupo do chamado rock marginal. Com uma série de actuações um pouco por todo o País os Urb tinham um considerável número de fans praticando um post punk em português e Inglês. Prova desse entusiasmo terá sido a reacção ao 2º lugar no 2º Concurso de Música Moderna do RRV. Alguns não gostaram queriam o 1º lugar e apuparam o júri. Gravaram 2 temas para 2 colectâneas do RRV e uma maquete produzida por Paulo Junqueiro (actualmente AR da EMI). Com a entrada dos gémeos Nini e Zezé Garcia nos Mler If Dada o grupo acabou por parar as suas actividades em 1987.
Em 1985 e 1986 João Alexandre foi vocalista dos Bye Bye Lolita Girl e em 1987 fundou os Reflexo Tardio, grupo com fortes ligações aos Taxi Driver mais tarde.
Marco Carvalho – guitarra e voz
Integrou desde o início os Reflexo tardio e os Taxi Driver no seguimento. Passou por projectos locais como os Stress ou um mais bizarro Vitor Gomes e os Gatos Negros.
Miguel Sapateiro - baixo e voz
Passou a fazer parte dos Reflexo Tardio a partir do momento em que Nuno Roque se escapou para os Lx-90. Integrou outras bandas locais.
Sérgio Delgado – bateria, programações e teclas
Juntou-se aos outros três elementos na fase Taxi Driver. Faz também música para teatro e é DJ.
Nas actuações ao vivo contaremos eventualmente com a colaboração do teclista Pedro Sérgio Groz.
www.myspace.com/clarkpt
www.facebook.com/CLARK/178655958857562

Do Blog Santos da Casa em 2007

Etiquetas: ,

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mas o que é que se passa com o site Portela dos pekeninos que não se mantém aberto remetendo-nos invariavelmente para o site da Zon sem haja tempo sequer de ler as noticias? há alguma coisa que é necessário fazer para isto não acontecer? digam-me pf.

11:44 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial