30 maio 2012

AGAPANTOS na PORTELA

Agapanto, Agapanthus africanus, Crinum africanum, , Agapantus

Nome Científico: Agapanthus africanus
Sinonímia: Crinum africanum
Nome Popular: Agapanto, Agapantus
Família: Agapanthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene

O agapanto tem um jeitinho rustico. É uma planta herbácea, rizomatosa, tolerante a baixas temperaturas no inverno. Na primavera, presenteia-nos com belas e globosas inflorescências com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas tornando-as excelentes para o uso como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais. As folhas são longas, laminares de cor verde escura, de forma que, mesmo quando estão sem flores, sua folhagem é muito bonita.
No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol.Emoldurados por relvados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.
Deve ser cultivada em locais salheiros, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Resiste ao frio, geadas e a estigem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações.
Multiplica-se pela divisão das mudas que se formam na base da planta.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial