08 junho 2012

Gladíolos dos nossos Canteiros

O nome do gladíolo é derivado do latim, onde "gladius" significa "espada" (outro dos seus nomes era "xiphium", que em grego também significa "espada"). Isto deve-se por um lado à forma das suas folhas, que longas e pontiagudas fazem lembrar espadas, mas também ao facto de ser a flor entregue aos gladiadores romanos que saíam vencedores de combate. Daí que esta flor simbolize, entre outras coisas, a vitória.

Os gladíolos são plantas originárias do continente africano, de Madagáscar, da Europa e do Oeste asiático, mas o maior número de espécies encontra-se em África. Compreende ao todo 180 espécies nativas, que crescem espontaneamente.
Os gladíolos são plantas de crescimento cíclico, emitem flores na Primavera que murcham com os últimos calores do Verão para que a planta sobreviva no Inverno. Caracterizam-se principalmente por uma inflorescência em "espiga", resultado de pequenos bolbos formados durante a estação fria. Todas as folhas saem da base, e o seu número varia entre uma e doze. As flores são bissexuais, cada uma é protegida por uma folha-invólucro (bráctea) à qual está acoplada, e o seu fruto encontra-se em pequenas cápsulas polvilhadas de sementes aladas.Além do simbolismo original de vitória em batalha, o gladíolo foi adoptando também o significado de recordação, desejo, e quando oferecida pode querer dizer "perfuras-me o coração".
Da Florista

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial