22 outubro 2012

Movimento de Reformados e Pensionistas


Car@s Amig@s Reformados e Pensionistas

            A situação em que o Orçamento do Estado vai colocar o país é particularmente gravosa para os Reformados e Pensionistas que, para além dos novos escalões do IRS e da sobretaxa, ainda vão ser sujeitos a um corte no seu salário desde que superior a 1350 euros ilíquidos. Estas medidas põem em causa a esperança num final de vida digno e prejudicam gravemente a possibilidade de apoio aos filhos e netos desempregados, numa voragem assustadora.
            A falta de uma estrutura que nos represente levou-nos a pensar na criação de um amplo movimento cívico, com carácter reivindicativo, que possa pressionar os órgãos de soberania e tomar outras medidas, nomeadamente o recurso a tribunais (nacionais e europeus) de forma a garantir os nossos direitos.
            A contribuição ao longo da nossa vida foi um depósito que entregámos mensalmente ao Estado, supondo ser uma “pessoa de bem” que nos garantiria na reforma um vencimento em função do que foram os descontos. Mas não! O Estado quer acabar com a classe média e esmaga os mais fracos, grupo onde nos encontramos.
            Este pró- Movimento (por enquanto sem nome) vai reunir pela primeira vez no dia 22 de Outubro, pelas 18H00 na ACM (Rua Alexandre Herculano – entre os Arcos do Jardim e a Praça da República) a fim de se avançar para a formalização do mesmo e de ser aprovado um esquema organizativo que permita a eficácia das decisões.
            O contributo de todos os que puderem estar presentes é decisivo pois estamos num momento crucial das nossas vidas e temos que dar voz ao futuro. Quem não puder estar presente pode enviar o seu contributo através deste endereço electrónico.
            Quero pedir-vos que difundam este encontro através da vossa rede de contactos, redes sociais e blogs, a todos os reformados e pensionistas que conheçam, seja qual tiver sido a sua profissão. Todos juntos teremos mais força.
            Hoje lançámos a primeira “pedra” através da minha presença durante dois minutos no noticiário das 13H00 na SIC. O feedback tem sido positivo.
            Contamos com todos.

            Rosário Gama

4 Comentários:

Blogger ana disse...

Ouvi anunciar hoje esta iniciativa e, na impossibilidade de estar presente, gostaria de saber como obter mais informações... algum site? algum mail?

11:25 da manhã  
Anonymous José M.S,da Cunha disse...

Eu sou mais um pensionista e sempre pensei que gostaria de participar num conjunto de pessoas que juridicamente pudessem Fazer justiça neste esbulho que nos estão a fazer.
Se este movimento se concretizar gostaria de fazer parte dele.
Obrigado
Os meus cumprimentos
José Manuel Simões da Cunha--jose.s.cunha@sapo.pt

4:37 da tarde  
Anonymous APRE disse...

Solicito aos juristas que se identificam com a APRE! colaboração no sentido de formulação da argumentação jurídica necessária a eventuais acções judiciais relativamente à parte do Orçamento de estado que atinge as pensões dos Aposentados/Reformados/Pensionistas. Qualquer mensagem enviada sobre este tema para o endereço apre2012@gmail.com deve ser identificado em Assunto como “argumentação jurídica”. Obrigada pela colaboração.

Quem quiser apoiar o APRE deve inscrever-se atraves do mail
apre2012@gmail.com.

1:04 da manhã  
Anonymous APRE disse...

Grupo criado no âmbito da APRE! Associação Cívica e apartidária, que visa a defesa dos legítmos interesses dos Aposentados, Pensionistas e Reformados. Movimento imparável e, como diz Bruto da Costa, "Revolução Grisalha contra a prepotência, pela cidadania"

1:29 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial