19 novembro 2012

SANANDUVA - Arvores no Parque do Oriente na Portela

No Parque do Oriente foram plantadas umas arvores que despertaram a curiosidade de muitos frequentadores. A beleza invulgar das suas flores levava assim à sua admiração.
 Muita gente se interrogava do nome daquelas arvores tão interessantes e muitas fotografias foram tiradas às suas flores. Pois é, o seu nome mais conhecido era de Sapatinho de Judeu ou Sananduva mas fica bem saber que é uma Erythrina
mulungu

MULUNGU
Erythrina mulungu Mart. ex Benth.
Sinon.: Corallodendrum mulungu Kuntze.
Família: FABACEAE (LEGUMINOSAE-PAPILIONOIDEAE)
Nomes comuns: suinã, amansa-senhor, capa-homem,
canivete, bico-de-papagaio, murungu, sapatinho-de-judeu,
sananduva, corticeira, eritrina.

CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 10 a 17 m de altura. Tronco retilíneo, revestido por casca grossa, com fissuras longitudinais, ramos aculeados, com áculeos tringulares, compressos. Folhas compostas, trifoliadas, sustentadas por pecíolo de 4 a 10 cm de comprimento; folíolo central quase orbicular, os laterais elitícos-oblongos, glabros, coriáceos, 7 a 10 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura. Inflorescências numerosas, em cacho, muito atraentes, com flores alaranjadas até avermelhadas, abundantes. Fruto tipo legumes, achatado, com sementes de coloração acastanhada, presas a parede do fruto.
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS
Espécie decídua. Ocorre desde o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, na floresta estacional semidecidual da bacia da Paraná e aqui na Portela no Jardim do Oriente

USOS POPULARES
A casca do caule possui propriedades medicianis contra a tosse e a insônia. Apresenta-se como um hipnótico e sedativo de ação suave, acalma o sistema nervoso, combatendo a histeria. Usado nas dores reumáticas, nas afecções hepáticas, nevralgias crônicas, asma, coqueluche. Árvore bastante empregada na arborização de parques e jardins pela beleza de seu porte e de suas flores. 
Flor: Junho a Setembro, com a planta despida de folhas.
Fruto: Setembro a Outubro

Etiquetas: , , , ,

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Como aqui ja tem sido recomendado. Porque não colocar algumas placas de identificação de arvores e arbustos nesta Portela?
Lembram-se daqueles senhores muito preocupados com as podas das arvores, chamarem eucaliptos aos choupos? Como a ignorância é atrevida não custava nada lutar contra ela. Era só uma questão de bom senso e afirmação.

3:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quando floridas merecem ser apreciadas.

7:43 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bem bonitas estas flores.

10:59 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial