19 março 2013

Como surgiu o dia do pai?

Segundo consta, o Dia do Pai tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e escupiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Em 1909, Sonora Louise Dodd, de nacionalidade americana, mais propriamente de Washington, filha de um veterano da Guerra Civil chamado John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão da sua mãe, teve a ideia de celebrar o Dia do Pai. Sonora queria um dia especial em homenagem ao pai, o qual teve de criar sozinho um filho recém-nascido, assim como outros cinco filhos. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa do seu pai, na medida em que o viu superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Sempre foi um pai corajoso e carinhoso. Como John Bruce Dodd nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia do Pai no dia 19 de junho de 1910.
Em 1924, o presidente Calvin Coolidge, 30º presidente dos Estados Unidos da América entre 1923 e 1929, apoiou a ideia de um Dia do Pai nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson, 36º presidente dos Estados Unidos da América entre 1963 e 1969, assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia do Pai.
Em Portugal este dia celebra-se a 19 de Março, tal como em Espanha, Itália, Andorra, Bélgica, Liechtenstein, Bolívia e Honduras, devido à relação desde há muito estabelecida entre o Dia de São José e o Dia do Pai. Muitos países mantiveram a data proclamada por Lyndson Johnson para comemorarem esta data, como é o caso de França, Eslováquia, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Turquia, Malta, África do Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, México, Perú, Venezuela, Índia, Japão, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Macau, Canadá e, claro, Estados Unidos.
Para terminar, deixo aqui uma frase para reflexão: "Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo".

 (J. Petit Senn)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial