15 março 2013

CUIDADO COM OS MURIDEOS ...

Cuidado com as Pragas Urbanas. Para quem não sabia, pode-se dizer que estes Murideos Urbanos não passam de Ratos, Ratinhos e Ratazanas que andam por aí às centenas. Então Vejamos

RATOS Família: Murídeos (Muridae) 
 Curiosidades: na simbologia, o rato, muitas vezes mencionado no folclore celta, é símbolo da astúcia e do segredo... Na Índia aparece como montaria do benéfico deus Ganesha e no Japão, acompanha o deus da riqueza... Segundo a tradição medieval, quando aparece em sonhos significa que é preciso prestar atenção nas palavras e nas pequenas coisas da vida... Rato é o nome comum a vários roedores murídeos, de focinho afilado e cauda comprida. 
O mais comum é o rato-preto, o qual é caseiro, de dorso preto e prefere lugares secos. Já as ratazanas têm cerca de 20 centímetros de comprimento e dorso cinzento, que vivem de preferência em pântanos e esgotos. Rato-candango: Juscelinomys candango (Moojen, 1965) Categoria de ameaça: Criticamente em perigo. UF: DF. Rato-do-mato: Kunsia fronto Categoria de ameaça: Criticamente em perigo. UF: MG, DF. Rato-do-mato: Wilfredomys oenax Categoria de ameaça: Criticamente em perigo. UF: PR, RS, SC. Rato-do-mato-ferrugíneo: Phaenomys ferrugineus Categoria de ameaça: Vulnerável. UF: RJ, SP. Rato-do-mato-vermelho: Rhagomys rufescens Categoria de ameaça: Vulnerável. UF RJ, SP.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Numa noite destas ali em frente a casa do cigano eram mais de 5 ratazanas ali a circular.
Eles vem daquele terreno que pertence ao Laboratório Militar.

1:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estes tipos é que me sairam cá uns bons Murideos.
Na minha terra ainda lhe chamam ratazanas.

1:08 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Terão de ir explicar aos utentes da estrada da Circunvalação o que é isso de murideos.
Esta manhã andavam a perguntar a quem la passava se tinham visto por la alguns murideos que tivessem fugido das caves do Centro Comercial. Com aquela fumarada toda, os murideos fugiram de la que nem ratos.

2:35 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial