27 abril 2015

O que se passa na Universidade Senior da Portela?

No rescaldo da Assembleia Extraordinária efectuada recentemente, as discordâncias continuam entre alunos e professores da Universidade e a Associação dos Moradores.
É sintomatica a troca de correspondência entre os visados.
Alguma coisa tem que ser feita ou que mudar.
Conceitos entre quem durante anos levou a Associação a nascer no meio dos cardos da Portela em 1975 e a fazer obra e quem agora chegou com a obra feita e pretende outra dinâmica.
Só o bom senso e os bons aconselhamentos poderão manter a harmonia nos associados da Associação.Conflito entre gerações?

Etiquetas: , ,

32 Comentários:

Anonymous De mail Antonio Mesquita disse...

Caros amigos associados,
O Portela Sábios, tal como hoje existe é a concretização de um sonho antigo
de um pequeno grupo de pessoas que há cerca de década e meia vem dando o seu
melhor à Associação dos Moradores da Portela, de forma totalmente graciosa e
muitas vezes com enormes sacrifícios pessoais e familiares. Desse grupo
destaca-se o actual presidente Miguel Matias. Para os fundadores deste
projecto, não tenho a menor dúvida em afirmá-lo, ver o benefício que ele
representa para as várias centenas de associados utentes, será a melhor
recompensa para todos os seus esforços e sacrifícios.
Mas um projecto desta natureza não é fácil de manter e a sua realização
diária exige disponibilidade e profissionalismo, de uns, e compreensão e
reconhecimento de outros. Porque as pessoas já levam vidas longas, já
passaram por muito para aceitar certas atitudes menos dignas. Contudo,
obstáculos de percurso são inevitáveis. O que não podemos é deixar que estes
obstáculos nos vençam; eles só serão intransponíveis se não houver bom senso
e compreensão para os ultrapassar.
O que sinto, perdoem-se a presunção, é que existe ainda hoje, e parece que
cada vez mais, uma enorme barreia comunicacional. Os associados utentes do
Portela Sábios precisam de compreender o empenho e satisfação da Direcção ao
fundar e manter para eles este projecto, mas a Direcção tem de fazer um
maior esforço para os auscultar e envolver nomeadamente através dos canais
que já vão existindo e que há que potenciar.
Posto isto, será fácil de ver que, em minha opinião, o que aconteceu não
deveria ter acontecido e que seria bom tentar esclarecer o que tiver de ser
esclarecido e que urge tomar as medidas que tiverem de ser tomadas para
remediar o que aconteceu e evitar que situações idênticas voltem a
acontecer.
Com a enorme amizade e estima que a todos nos une,
António Mesquita

2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Do núcleo fundador do Portela Sábios contam-se pelos dedos de uma única mão aqueles que já o utilizam. Onde estavam os que hoje tanto reclamam, enquanto a AMP construía o edifício e sofria a oposição da Junta de Freguesia que logo se apressava a denunciar pretensas irregularidades, por excesso de zelo ou simples dor de cotovelo. Sim, onde estavam? Tenham paciência. Dos mal agradecidos está o inferno cheio!

4:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estavam à espera que as obras acabassem. A Junta de Freguesia portou-se muito mal naquela altura. Mas alguem agradece a alguem? Cada um desempenha o seu lugar e depois da o lugar a outros.

9:27 da tarde  
Anonymous De mail de Carla Marques disse...

De facto o Portela Sábios era um sonho antigo e só foi possível com o empenho e o enorme trabalho de um pequeno grupo de pessoas que há algum tempo tem dado o melhor de si, de forma totalmente graciosa e com total empenho, superando muitas dificuldades e sacrificando muitas horas destinadas à família em prol desta Associação.
Tenho a honra e o enorme orgulho de fazer parte desse grupo de pessoas.
Pessoas honestas, trabalhadoras, despretensiosas, generosas e dinâmicas que sempre deram tudo aquilo que podiam e muitas vezes o que não podiam apenas pelo prazer de fazer algo pela nossa sociedade.

Durante 6 anos estive à frente da direcção desta Associação, a qual sempre apelidei de grande família, fui fundadora do Portela Sabios, um projecto que teve o meu total empenho pessoal, muito trabalhei, eu e as minhas equipas para levar este projecto a bom porto, para que crescesse, para que servisse as pretensões dos nossos Associados, para que fosse uma mais valia na nossa sociedade, e sei que temos vindo a conseguir, mesmo sem apoios e com muitas contrariedades, mas com boa disposição, empenho, trabalho e respeito pelos outros temos vindo a crescer E é assim que temos que continuar.

Hoje o Portela Sábios tem mais de 350 utentes, e sei que é um projecto que satisfaz a maior parte dos seu utentes, já muito se fez e muito mais se pode fazer.
Coisas errada há certamente, só não erra quem não faz, como se costuma dizer... mas os erros corrigem-se, as questões resolvem-se, assim haja bom senso e boa vontade.

Mas não posso deixar que referir que ouvir algumas observações que ultimamente têm vindo a ser proferidas em relação aos elementos dos corpos dirigentes desta casa, palavras desagradáveis como "má fé"; "mesquinhez" e "hipocrisia", entre outras, dirigidas a pessoas que ao longo de vários anos têm dado o o melhor de si em prol dos outros, sacrificando-se pessoalmente, a família e muitas vezes profissionalmente, entristece-me, fico bastante magoada porque com toda a sinceridade não consigo entender o motivo de tanto, e peço desculpa pelo termo, "alarido" sobre assuntos que são de gestão corrente, que são situações que ocorrem normalmente em todas as instituições, as quais com calma e a conversar com quem de direito serão certamente e prontamente resolvidas, aliás como tão bem o Presidente de Direcção disse.

A nossa Associação é de todos nós e todos somos poucos para fazer o que queremos fazer, assim enquanto presidente da mesa da AG a minha mensagem a todos os associados é uma mensagem de unificação em torno do bem supremo que é o associativismo pois só unidos seremos melhores.

Muito grata
Carla Marques

10:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas o que é que esta Direção vai trazer de novo? Nada? Alguem sabe ao que se propõem para os proximos 2 anos? Alguma novidade? ou será gerir a seu belo prazer o que ja existe? Vejam como reage a presidente da Assembleia. Já estavam a ficar fartas dela na direção e agora têm que a aturar como presidente da Assembleia. Nunca um presidente de Assembleia se portou assim e ainda estamos no inicio do mandato. Em vez de assumir o estatuto de isenção como a representante de todos os socios, parece fazer parte do problema sem ideias de solução. A Associação vai passar pou uma fase muito má e já é notorio o mal estar.

9:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E ninguém viu isto:

https://www.youtube.com/watch?v=ZENuwWZMzoU

9:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Se calhar está na hora de mudar de Direcção. Sempre que há eleições, ficam os mesmos. Há quantos anos é que o Miguel Matias (de um modo ou de outro) manda na Associação? Quem está descontente, e com razão, comecem a trabalhar numa lista verdadeiramente alternativa! Há muitas pessoas prontas a ajudar.

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A Associação requer mudança efetiva!! E já há um movimento forte nesse sentido, com pessoas que já pertenceram à AMP e outras novas. Será uma alternativa de cidadãos conscientes e que nada tem a ver com política... Finalmente!!

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E essa lista alternativa sabe ao que vai?! Realmente até agora tem sido só conversa.

8:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não tenhas tanta certeza.
Alguns dos que la estão ambicionam andar ligados aos partidos, porque isso lhes dá prestigio e esperam mais alguma coisa. Por isso não largam nem querem largar o poleiro. Quem é que quer trabalhar?
Quem quiser ir para lá terá muito que esfolar, trabalhar e ter muitas chatices. O barco é grande e o dinheiro não dá para tudo. Aturar velhos não é facil não e aquilo ainda não é nenhum lar.

10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não acredito que haja alguem a querer convocar uma assembleia para destituir esta direção e pior, alguem a querer cadidatar-se a uma direção na A.Moradores. Aturar velhos ,muidos e jogadores da bola, não é para qualquer um.

4:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Em qualquer caso, uma mudança só seria viável daqui a dois anos!
Contudo, uma alternativa de raiz será sempre muito difícil e mesmo arriscada, até para quem a quiser protagonizar. Até aqui tem-se seguido com algum sucesso o modelo da "evolução na continuidade", mas pode acontecer que os tiques de autoritarismo e de falta de transparência que se veem verificando acabem por dar lugar a perigosos aventureirismos!

6:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E quem vai dar aulas de Historia? Se é para tratarem mal os professores daqui a uns dias ficam às moscas.

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Daqui a dois anos? Se esta direção se demitir como o devia fazer, salvaguardando a honra dos seus elementos, só havia que marcar eleições. Não estamos a lidar com pessoal como se fosse o governo de Passos coelho, onde as pessoas não são voluntarias e ganham dinheiro pela função que exercem.Aqui como voluntarios, a dignidade da função merecia nesta situação confusa, que pusessem o lugar à disposição e convocadas com tempo as necessarias eleições livres com o empenho de um numero significativo de socios. As listas deviam fazer debates com os socios e assim haveria transparencia nos processos.

3:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

"transparência de processos" sem um regulamento eleitoral?!

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

"Tratar mal os professores", mas isso é ridículo! Como podem os empregados tratar mal os professores?! Se assim for, isso pode será muito simples de corrigir.Ou será que é a Direção que manda tratar mal os professores?!

4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois, às vezes fica-se com a ideia que se culpam os empregados, mas o que verdadeiramente se quer atacar são os diretores. Ou estarei a ver mal?
Convinha não misturar falhas de funcionários com alguns processos autoritários e pouco claros da Direção. São coisas distintas a requerer soluções distintas....

4:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A culpa agora será da Presidente da Assembleia que a pedido dos associados e vistos os casos, deveria chamar a Direcção, ouvi-los e marcar eleições. Isto é o minimo que ha a fazer.
Como farinha do mesmo saco, vai rodilhar tudo e vai arranjar mais uns decretos e invocar a lei geral para deixar tudo na mesma. Ha que teimar como o Socrates,mais um abaixo assinado e pedir outra Assembleia Extraordinaria, mas agora para o efeito e nada de votos de braço no ar como no PREC. Tudo a serio.

5:22 da tarde  
Anonymous DEAM disse...

Até prova em contrário, para mim, que sempre procuro ser positivo e contribuir para a solução dos problemas, sim, prefiro acreditar trata-se de simples falta ou simples excesso de zelo da funcionária. Mas como tenho dito, acho que caberá à Direcção explicar-se! E também entendo que a solução desta questão ganharia em não ser misturada com outras de âmbito mais geral.

Esta Direcção terá muitas faltas e deficiências, mas haverá outras oportunidades para as discutir e para tentar remediar o que esteja menos bem. Assim sejamos nós positivos e disponíveis também para contribuir para a melhoria dos Serviços de apoio, num contexto de escassos recursos da Associação, onde o voluntariado, incluindo na Direcção, é a regra.

9:21 da tarde  
Anonymous DeL disse...

De facto esta situação terá que ser resolvida pela Direcção. No entanto, entendo que isto não é uma "simples falha de um funcionário". È uma falha da Organização que faz, possivelmente, quase letra morta das inoportunidades e arrogâncias da funcionária. De facto, julgo que desde que tal funcionária está a exercer funções na Portela Sábios , o ambiente se tem vindo a degradar-se. Comigo já se passaram situações graves de arrogância, para não dizer outra coisa, que não estou minimamente interessada que se tornem a repetir, nem comigo, nem com qualquer outrem. Resta saber qual ou quais entidades que lhe encomendaram tais recados...Certamente não foram encomendados com a impertinência que a funcionária lhe implementou.
Um funcionário só é um bom profissional quando cumpre simultâneamente e sistematicamente o trabalho que lhe é adstrito, sendo ao mesmo tempo correcto e humilde nas relações para com os outros. Repare-se também que os outros não são seus inferiores, mesmo que o fossem, o autoritarismo apenas significa falta de valores morais...
Sim, também entendo que é dever dos dirigente definirem-se com rectidão...
Sobretudo o que importa é que o ambiente de solidariedade, de amizade volte e não deixe marcas.
Mas para isso há que haver uma grande reestruturação...

9:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quando recomeçarem as aulas teremos ocasião de ver esses comportamentos.O presidente da Direcção quer acalmar as coisas mas os seus batanetes não ajudam em nada.

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E não é so o casal de batanetes é tambem a faísca que tem prejudicado a actuação do presidente.

8:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Na proxima semana vai haver uma reunião de alunos para apreciar a situação. Alguem terá de engolir o que disse. A Associação não é a casa da mariquinhas.

11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas quem são os batanetes?

9:15 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Em todas aquelas instalações não ha uma sala para os sócios poderem frequentar, estar e conviver durante o dia? Diziam que seria na biblioteca mas não ha certeza nenhuma. Pode-se frequentar a biblioteca nas horas de expediente da Universidade ?

12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A AMP está a a cavar a sua própria cova...

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Está a cavar e de que modo. Houve já diretores que nos ameaçaram, que fechariam a Universidade Senior,só para não nos aturarem. Então estes diretores estão cá a fazer o quê?
São os donos disto tudo?

8:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tambem ouvi a dizerem que era bem feito fechar aquilo e que fossemos para casa coser meias.

10:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O que não é admissivel é os alunos serem maltratados pelos funcionarios. Se não têm paciência ou capacidade para desempenharem as devidas funções é substitui-los. Dizerem que não estão para aturar as coisas dos velhos, já incomoda.Ha muita gente da Portela capaz e a querer trabalhar. Porque razão a maioria dos funcionarios são de fora da Portela. Será amiguismo ou são ja as cores politicas a funcionar na Associação?

8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estes funcionarios não servem para o lugar de atendimento a alunos. Ha que arranjar gente capaz e que saiba o que devem fazer. Dizer sempre que não é comigo, não ajuda ninguem. A frequência diaria às aulas ja movimenta muita gente.
Querem arranjar mais uma comissão para ajudar a direção? pensem é numa comissão para ajudar os alunos e os professores.

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

A Universidade Senior diz mais respeito a alunos e professores em que todos os alunos são socios, do que a uma Direção da coletividade. No maximo a Direção e os seus elementos devem estar para representar e servir a Associação do que o contrario.
As Universidades Seniores são coisas dignas e serias e com tal assim devem ser consideradas. Não se devem confundir com sendo de menor importancia que as praticas de futebol e de ginastica.

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É interessante ouvir dizer que são os professores que parecem donos disto tudo. Tambem é interessante ouvir dizer que há dirigentes da associação que são donos disto tudo. Uns foram eleitos para servir os sócios e a causa. Outros são sócios que pagam as quotas e as disciplinas que frequentam na Universidade e que têm direito de exigir isenção e qualidade nos serviços prestados e a utilizar as instalações com os fins para que foi criada a Universidade Senior.Então quem é que está mal?

7:22 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial