26 maio 2016

O estado em que se encontra o Furo de Agua na Portela

Um Furo efectuado antes de se construir o Jardim Autarquico foi feito  nos terrenos da Associação de Moradores com o proposito de se obter agua a uma profundidade superior a 130m para regar o Jardim da Associação e o futuro Jardim Autarquico que se iria construir.
A sua perfuração e analise geológica das camadas de atravessamento do furo foram  acompanhados por responsáveis da Associação dos Moradores, por geólogos  sócios da AMPortela e por técnicos dos ajardinamentos da Câmara.
A montagem do equipamento de bombagem e a casa das maquinas foram construidos e montados aquando da finalização do Jardim Autarquico. Como no projecto deste Jardim só estava contemplada a ligação do ramal para o Jardim e pela pressa da sua Inauguração com pompa e circunstância, não se chegou a fazer o ramal de ligação para o tanque de rega que a AMPortela tinha em funcionamento nem ao pente de válvulas das linhas de rega existentes.
Como seria normal, alguem tinha que assumir a responsabilidade  do equipamento electrico de bombagem e tambem da manutenção do furo. Estes encargos eram para ser assumidos pela Junta de Freguesia com a comparticipação  e transferencia de verbas da Câmara nas rublicas de ajardinamentos e equipamentos.
Isto ainda no tempo da Junta,presidida pelo Dr. Jose Morgado. As regas e o funcionamento do sistema foram funcionando ate que começou a haver necessidade de efectuar a manutenção do Furo. Ninguem quis saber dessa manutenção e hoje em dia os custos da limpeza do furo deverão custar tanto ou mais do que efectuar um novo furo. Parece que ninguem sabe o que ha-de fazer.
O que é verdade é que no meio disto tudo, a Associação de Moradores nunca usufruiu das vantagens de ter um furo nos seus terrenos e ate lhe foi recusado o acesso à agua para regar o campo sintetico ( obrigatorio regas periodicas para manutenção das fibras plasticas) e para a lavagem dos Campos de Tenis, bancadas e passeios.
O ramal de ligação aos ramais de rega existentes na AMP  nunca foi efectuada, mas as promessas mantiveram-se
Uma situação triste da falta de entendimento, entre pessoas que se queriam de bem.

 Veja-se o estado de desleixo e abandono que apresenta o acesso ao Furo. Curiosa a sinalização de perigo que ali existe. Pergunta-se agora, quem é responsavel pelo estado em que isto se encontra?
Uma vista da casa das maquinas do Furo no terreno da AMPortela, construida aquando da construção do Jardim Autarquico.

Nota: que não aconteça a este furo o mesmo que aconteceu ao que se encontra no terreno em frente aos Bombeiros, em que o Urbanizador foi "obrigado" a manda-lo fazer e a fornecer todo o equipamento e tubagens para as regas na Portela.
Como durante anos ninguem quis saber da Portela nem dos possiveis jardins, o furo colapsou e não ficou la a fazer nada, nunca foi utilizado. O equipamento  bem como toda a tubaria de rega foi entregue pelo Urbanizador à Câmara e esteve anos nas instalações dos Serv. Municipalizados de Loures ate ter desparecido para qualquer outro sitio.

Etiquetas:

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Já andam a juntar dinheiro

4:27 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial