19 janeiro 2017

Na Portela - Processionária em áreas urbanas e periurbanas

Na Portela e nalguns pinheiros notam-se já varios ninhos de Processionárias os quais estão a ser eliminados pelos funcionários da Junta de Freguesia.
Aspectos gerais da processionária-do-pinheiro, vulgo "lagarta-do-pinheiro".
Ninhos de processionária num pinheiro junto a entrada da Universidade Senior da Portela
Aspetos gerais
Trata-se de um inseto desfolhador dos pinheiros Pinus spp. e cedros. Os ataques variam de intensidade de acordo com os seus níveis populacionais, fortemente influenciados pelas condições climáticas. Em termos de produção lenhosa, verifica-se uma redução do crescimento das árvores no período em que ficam desfolhadas.
No entanto, à exceção de ataques sucessivos em árvores jovens, estas, em geral, recuperam e não morrem.
Em termos de saúde pública, a processionária pode representar, no entanto, u
m problema sério, sobretudo em anos de níveis populacionais elevados e junto a locais habitados. Em termos de produção lenhosa, verifica-se uma redução do crescimento das árvores no período em que ficam desfolhadas. Como todos os insetos, a processionária-do-pinheiro desenvolve-se passando por fases que são: As lagartas passam por 5 estádios de crescimento.
A partir do 3º estádio possuem pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório.
Estas alergias são sempre muito desagradáveis e podem ter consequências graves, dependendo da sensibilidade da pessoa atingida.
Nota: o nome processionária advém do facto de as lagartas se deslocarem umas a seguir às outras lembrando uma procissão.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial