18 julho 2017

CDS-PP deixa cair André Ventura em Loures, PSD mantém apoio

Partido retira apoio ao candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures na sequência de repetidas acusações contra a comunidade cigana.
PSD diz que respeita a decisão do CDS-PP: "Está no seu direito legítimo".

 O CDS-PP decidiu "seguir um caminho próprio no concelho de Loures" nas autárquicas de Outubro, retirando o apoio a André Ventura na sequência das polémicas declarações do ainda candidato do PSD àquela câmara, anunciou João Gonçalves Pereira, presidente da distrital lisboeta dos centristas. Já os sociais-democratas insistem em manter o candidato, apesar de a polémica se adensar, dia após dia. "No seguimento das recentes declarações do candidato à Câmara Municipal de Loures, Dr. André Ventura, e depois do CDS-PP ter manifestado no seio da coligação o seu profundo incómodo com as referidas afirmações, decidiu o CDS seguir um caminho próprio no concelho de Loures nestas eleições autárquicas de 2017", lê-se na decisão dos centristas.

 Bloco apresenta queixa-crime contra André Ventura por difamação e discriminação Bloco apresenta queixa-crime contra André Ventura por difamação e discriminação
Contactado pelo PÚBLICO, o líder da distrital do PSD, Pedro Pinto, mostra respeito pela decisão. "Acho que, se o CDS não se sente confortável a 100%, temos de respeitar. Está no seu direito legítimo", afirmou o dirigente e deputado, numa altura em que não tinha ainda tomado conhecimento formal da decisão dos centristas.
 No entanto, soube o PÚBLICO, o CDS-PP já terá comunicado a decisão aos sociais democratas. O apoio dos sociais-democratas não está, no entanto, em causa. A direcção do partido decidiu enviar uma nota à agência Lusa, para que ficasse claro que "o PSD mantém o apoio ao candidato do partido à Câmara Municipal de Loures", embora lamentando e respeitando que o CDS não o faça. "Passos tem obrigação de se pronunciar"
Quanto ao Bloco de Esquerda, não vai descansar enquanto não vir André Ventura fora da corrida à Câmara Municipal de Loures. Depois de ter apresentando duas queixas contra André Ventura pelas declarações que fez acerca da comunidade cigana, o candidato bloquista a Loures, Fabian Figueiredo, já marcou uma conferência de imprensa "urgente" para a tarde desta terça-feira, não só para abordar as queixas apresentadas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e à Procuradoria-Geral da Republica, mas também para apelar ao PSD para que deixe cair André Ventura na corrida autárquica.
"O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que apoiou e apresentou a candidatura de André Ventura, tem obrigação de se pronunciar. Tem obrigação de ser claro. Se o PSD entender manter André Ventura, o sinal que dá ao país é o de que se sentiu confortável em ter um candidato de extrema-direita", diz Fabian Figueiredo, lembrando que André Ventura até mereceu um elogio do líder do PNR no Twitter. Se o PSD mantiver o apoio a André Ventura, "o país fará leitura de que o centro direita passou a conviver pacificamente com candidatos de extrema-direita ao estilo de Donald Trump e Marine Le Pen", tinha já dito o BE. Na conferência de imprensa desta tarde, Fabian Figueiredo "irá apelar a todos os partidos de esquerda candidatos às autarquias de Loures para que recusem desde já qualquer tipo de entendimento ou coligação pós-eleitoral com forças partidárias ou candidatos que promovam a discriminação racial e o racismo". PSD segura André Ventura. Candidato diz não ser racista, mas não retira o que disse PSD segura André Ventura. Candidato diz não ser racista, mas não retira o que disse "Creio que chegou o momento de todos as candidaturas de esquerda, PS e CDU, serem muito claras sobre se estão disponíveis ou não para integrarem executivos onde esteja o PSD ou de integrarem o PSD nos seus executivos. Nós não governaremos Loures com o PSD e toda a esquerda o deve recusar", diz ao PÚBLICO Fabian Figueiredo.

Etiquetas:

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Lá vem a choradeira dos coitadinhos.

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas o Andre tem ou não tem razão? Por ter razão é racista? Eu que não gosto das louras tambem serei racista ou lourofobo?

2:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

é pena não ter ido ao Bairro Alfredo Bensaúde

10:09 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial