17 maio 2018

A Feira Medieval da Portela

 Para a primeira edição de qualquer evento, não é muito comum ter o número de participantes que se teve nos 4 dias, situação que não se estava à espera e por isso ultrapassou as melhores expectativas. Assim, a Feira Medieval da Portela entrou diretamente para o Top dos eventos com maior participação de pessoas no Concelho de Loures.
Não foi só a população da Portela que marcou presença, foi de várias Freguesias do Concelho de Loures e de Lisboa, como também muitos estrangeiros que nos visitaram, fruto evidente da localização privilegiada da Portela. É possível atrair turistas para as localidades limítrofes da Cidade de Lisboa, algo que ficou provado com este evento. 
O trabalho que se fez é algo grandioso - proximidade, organização, logística, limpeza, atendimento, comunicação, imagem - foi ingredientes que marcaram a diferença.Parabens a todos os trabalhadores, colaboradores da Junta de Freguesia.
A escolha do espaço e o seu arranjo foi claramente um dos segredos do sucesso deste evento. O espaço que foi requalificado por cedencia da Associação dos Moradores da Portela, após anos de algum desinteresse por parta da Junta de Freguesia e da Câmara que não cumpriram o prometido aquando da requalificação do Campo Polidesportivo, da Cobertura dos Balnearios e da edificação das Instalações da Universidade Senior,levando a um estado de abandono com portões abertos e a proibição da utilização do seu sistema de rega.
Isto criou a curiosidade local, de se vêr o que a Junta de Freguesia agora lá andava a fazer, o que fez que as pessoas o tivessem procurado. É de realçar a importância que teve e tem a Associação de Moradores da Portela, em que só foi possível a realização deste trabalho, porque as duas entidades (Junta de Freguesia e Associação de Moradores)  trabalharam em colaboração e com um único objetivo de satisfazer os moradores da Portela. A localização da Feira foi valorizada com a cedência de balneários para os artistas poderem mudar os trajes, da iluminação em algumas zonas, entre outras situações pela Associação de Moradores da Portela. 


A animação itinerante durante todo o evento e as atividades na liça com os torneios medievais a cavalo e apeados, trouxeram efetivamente a “Medieval” à Portela no antigo Jardim Infantil da Associação..
Sem estes espetáculos não era possível dizer que este evento tinha sido um sucesso. Os torneios e as atividades na liça tiveram todos, lotação esgotada. 
A oferta de expositores  ( 53) e a sua variedade e especificidade, foi a garantia do sucesso deste 1º evento realizado na Portela.Eles criaram o ambiente de festa durante 4 dias.

É importante fazer da Portela uma Urbanização atrativa, para os residentes, como foi o proposito do seu Arqº Projectista A.Silva e do seu Urbanizador Manuel da Mota.

Este trabalho é feito através do melhoramento e valorização do espaço público, da implementação de atividades sociais, culturais, lúdicas, pedagógicas, entre outras, mas também na criação de eventos temáticos que se tornem uma referência, em primeiro lugar no contexto de Freguesia e  Municipal.

Etiquetas:

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Afinal a Associação de Moradores sempre ajudou a Junta de Freguesia com a cedencia dos seus espaços e instalações para a realização da Feira Medieval e das Feirinhas de Fim de Semana. quais as contrapartidas? Limpeza e arranjos dos espaços? ou haverá mais alguma coisa?

2:08 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial