03 novembro 2018

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana (3-4 de Novembro)


SENIORES
Sporting Vila Verde - AMPortela/Zona Optica   1-2
A AMPortela tinha este jogo para para conquistar pontos e o vencer era fundamental.  O inicio do jogo foi adverso à Portela pois logo na primeira jogada sofre um golo  que poderia deitar por terra a sua estratégia. Com alguma calma e com o rodar de substituições  consegue equilibrar a partida  e a assumir o equilíbrio do jogo ate que marca um golo de bom efeito. Vai-se para intervalo com 1-1 . No inicio da 2ª parte a Portela vem determinada a ganhar o jogo e parte  para vários ataques com hipóteses de marcar. É numa jogada de ataque que ganha um penalty que converte muito bem e passa a ganhar por 1-2.  A quatro minutos do fim o Vila Verde arrisca jogar em 5-4 o que  não lhe trouxe vantagens e arriscou muito pois a Portela recupera 3 lances e de longe não consegue acertar na baliza deserta. Não obtendo vantagens os seus jogadores entram em quesília com a equipa de árbitros e tem um jogador expulso. Praticamente no ultimo minuto mais uma discussão e outro jogador expulso. A jogar contra 3 a Portela  manteve a posse de bola ate se esgotar o tempo de jogo.
Excelente vitoria e bom jogo que a Portela fez em Sintra. Está no bom caminho e os seus atletas podem ganhar mais confiança para os jogos que ainda faltam efectuar.

JUNIORES
AMPortela/Zona Optica - Sassoeiros  2-3
A AMPortela era nitida favorita para este encontro. Começou bem chegando com facilidade ao golo e acabando por fazer um 2-0 com toda a naturalidade.
Começou por abrandar o ritmo permitindo que o adversário respirasse e  deixou-se embalar num jogo lento e simples. Aqui começa um erro de analise ao jogo quando se fazem substituições quase em simultâneo  entrando uma segunda equipa que se deixa tambem enredar pela lentidão e o mau futsal que já se estava a praticar de parte a parte. Começa a segunda parte e o 5 inicial da Portela alinha nessa fase e não altera em nada o fio de jogo. Cansam-se e praticamente começam a arrastar-se em campo dando o flanco ao adversário que nas poucas vezes que foi à frente faz 3 golos derrotando assim uma equipa que era mais do que favorita.
Esta derrota é uma bela lição para os atletas que iam facilitando, esperando que os golos aparecessem, e muito para a equipa técnica, que não pode fazer uma leitura aligeirada de como o jogo estava a decorrer. Não se marcou nem empurrou o adversário na devida altura, deixou-se que o adversario mesmo de moda atabalhoada, trocasse a bola  e pudesse pensar o jogo e o modo como se ir safando.Ate parecia que quem punha e dispunha do jogo era o adversário.
Iisto de jogar mal e facilitar tambem ja aconteceu em jogo anterior perante o Infantado onde sendo das equipas mais fracas do campeonato, a Portela teve dificuldades vencendo pelo resultado mínimo de 1-0.
Com resultados que lhe conferem o apuramento para uma segunda fase, começa a ser importante rever alguns pormenores , para que façam um Campeonato devidamente de modo competente.
JUVENIS
AMPortela/Zona Optica - Casal do Rato  4-2
Jogo muito sofrido com uma vitoria importante  e merecida somente  nos momentos finais do jogo. Esta equipa de Juvenis da Portela é por vezes uma caixinha de surpresas. Hoje excedeu-se e conseguiu na 2ª parte equilibrar o jogo e em duas jogadas importantes consegue obter os dois últimos golos da vitoria.
Por nervosismo ou instabilidade da equipa ,não consegue jogar bem e claudica quase sempre na 2ª parte, quer por desorientação quer por cansaço. Hoje foi dominada toda a primeira parte em que o adversário sai a vencer por 2-1 e com mais hipóteses de aumentar a vantagem do que a Portela de reduzir. No entanto a rotação nas substituições permitiu que na 2ª parte a Portela se apresentasse  mais fresca em campo. Esse foi o trunfo da 2ª parte qe permitiu algum equilíbrio em campo, apesar do adversário ter tido mais oportunidade de golos. e consegue empatar a 2-2. Nos 8 últimos minutos tudo se decidiu a favor da Portela quando o adversário deu o "estouro" e a Portela se tornou mais pressionante e começou a ganhar alguns ressaltos tendo obtido o seu 3º golo numa jogada de insistência. O adversário inconformado, parte para um 5-4 que não resultou e a Portela aproveita  uma perda de bola e tem um seu jogador a correr praticamente o campo todo e obtêm o 4º golo. Nesta fase já a Portela estava com 2 jogadores tambem de rastos e a ter problemas de acompanhamento do adversário e com jogadores frescos no banco que poderiam ser úteis.  Foi a determinação e a garra dos atletas que virou o jogo e conquistou uma importante vitória. Arbitragem fraca que não agradou a nenhuma das equipas. Por vezes aparecem árbitros que só complicam quando os atletas só querem jogar a bola.
INICIADOS
Casal do Rato - AMPortela/Zona Optica  0-4
INFANTIS
Isentos
BENJAMINS
AMPortela/Zona Optica - AMSAC  2-4
Jogo interessante de apreciar  com uma equipa com atletas mais dotados e outra com atletas mais rodados e com trabalho de campo. A Portela com outro posicionamento em campo poderia naturalmente vencer este jogo.....mas não sabem estar em campo ainda. Ou seja não se pode ter melhores atletas, jogar mais e perder os jogos. Falta jogo de equipa e de campo. Os miudos bem se esforçaram mas o adversário ja tinha jogadas estudadas e repetidas, em que estas deveriam ser contrariadas. Está-se numa fase pura de aprendizagem mas só com jogo e campo essas coisas se aprendem com mais facilidade. Já la vai o tempo em que as crianças jogavam horas e horas nos patios e nem havia treinadores, Eles entendiam-se. Dêem-lhes umas bolas e ponham-nos a jogar no relvado do Polidesportivo, vão ver que a evolução será natural.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial