12 novembro 2019

10º Aniversario da Universidade Senior - Portela Sabios

A Universidade Senior da Portela comemora este ano o 10º Aniversario em que foram dadas as primeiras aulas  nos diferentes locais da Urb. da Portela e da Encarnação.
Por forma  a incentivar a cultura e a integração, evitando o habitual isolamento e solidão dos mais idosos, foi  o principal objectivo desta Academia da Associação dos Moradores da Portela.
A ideia surge na Direcção de 2007 que depois de concluido o Complexo de Piscinas e Ginásios ( inaugurados a 5 de Janeiro de 2008) considerava que mais coisas havia a fazer  e que seria possivel com determinação criar uma Academia destas na Urbanização da Portela.
Já na Cerimónia de Inauguração do Complexo de Piscinas , o Presidente da AMPortela, Engº Ferreira dos Santos surpreendeu a assistência informando que o próximo grande desafio seria a recuperação das instalações e balneários dos Campos de Jogos, com obras por forma a eliminar os telhados dos canaletes de cobertura com amianto e a criar um piso de utilizações  multiplas onde iria ser edificada a futura sede da AMPortela e a criação de um Polo para  Avós e Netos com salas para o funcionamento de uma futura Academia Senior e salas de estudo. Era prevista a remodelação do Jardim Infantil para um projecto de Ocupação de Tempos Livres.
Esta ideia da Academia Senior não colheu bem por parte da Câmara de Loures, pois já estava comprometida a criação do Polo de Sacavem da Academia de Saberes do Concelho de Loures a qual foi criada e actualmente em pleno funcionamento.
Com a ajuda ou não da Câmara, a abertura de uma Academia Senior teria de ser uma realidade. Só se pretendia que a propria Câmara não viesse a inviabilizar a iniciativa.
As obras de melhoramentos das instalações existentes poderiam avançar, pois alem dos balnearios , alargamento e arrelvamento de um campo com as dimensões de Futebol de 7, um tipo de obras que a Câmara estava a colaborar no Concelho com as infraestruturas desportivas.
Aproveitou-se essa oportunidade e a Direcção de 2007 com o Engº Ferreira dos Santos como Presidente, nomeou o Engº Cota Teixeira para dirigir e responsabilizar-se pelas obras a que estavam a propor executar e que se manteve à frente delas, ate ficarem prontas mesmo com diferentes executivos.
Com toda essa vontade e empenhamento e mesmo para justificar as obras que se propunham executar, a  AMPortela não desistiu da ideia de arrancar o mais breve possivel com a Academia, pois o seu mentor andava já a frequentar a  Academia de Saberes em Loures desde a sua abertura, na  Antiga Escola Primaria nº1 e achava ser possivel pela sua especificidade, criar na Portela uma Academia Senior devidamente apoiada pela sua Associação de Moradores.
O bom relacionamento que se criou na pessoa do Presidente da Câmara Carlos Teixeira e do Dr. Miguel Matias por parte da Associação permitiu que tudo se compusesse com os projetos que a AMPortela ia apresentando quanto a instalações.
Efectivamente só com instalações próprias se poderia pensar na criação de uma Academia Senior e esta só seria viável com um projecto bem elaborado e consequente, para que fosse credivel e tivesse o êxito que veio a ter. Este projecto teve a aprovação por unanimidade de todos os elementos da Direcção.
Alguem teria de ter ou elaborar um projecto, onde se contemplasse toda a orgânica de uma Academia ou de uma Universidade Senior.
Nessa altura e por interesses que havia com a modalidade do Futsal  chegou-se a uma aproximação com a  Assistente Social Filipa Lage que ja tinha em mente um seu projecto semelhante, para a ocupação de residentes Seniores.
Nesse entusiasmo foi notório o convencimento de Armando Jorge ( Jorginho) que tambem na altura era Director da AMPortela,  para que Filipa Lage se disponibilizasse a ir trabalhar para a AMPortela.
E foi assim que em finais de 2007 e principios de 2008 se elaboraram os primeiros planos
 sobre os professores voluntários e disponiveis, bem como as disciplinas a criar e as instalações a ocupar com as diversas aulas.
Havendo duas Escolas na Portela e pelas disponibilidades, optou-se pela Escola Gaspar Correia, e outras salas disponiveis na Escola do Comercio, na Junta de Freguesia, no Batalão de Transmissões, na Igreja da Portela, no Centro Comercial, nos Bombeiros e no Seminario.  Pelo numero de alunos iniciais e das disciplinas criadas nem todas acabaram por ser utilizadas às necessidades da Academia.
Uma das disciplinas que mais força emergia e de maior procura,era a Informática, não se hesitando na Escola de Comercio onde havia ótimas salas devidamente  equipadas e com gente disponivel para leccionar e ensinar as suas bases e onde a franca disponibilidade da sua Directora, permitia que se escalonassem os horários possiveis.
Na altura a Drª Albertina Guerreiro pertencia ao corpo docente da Escola e foi convidada para dar  aulas , o que aceitou, sendo convidada tambem para fazer parte dos Corpos Sociais da AMP, o que veio a aceitar.
Depois das Piscinas inauguradas e dos Ginásios a funcionarem e de todo o trabalho que se tinha tido com contactos de futuros professores havia que dar pressa ao arranque da Universidade Senior.
, pois ja havia varias entidades contactadas bem como professores e futuros alunos  que andavam muito entusiasmados.
 Dado que a Drª Albertina Guerreiro não podia dedicar o tempo necessário ao projecto da Assistente Social  Filipa Lage e porque se tinha dado a demissão de um Director Executivo, achou-se por bem convidar uma pessoa que estivesse disponivel para  vir a ser directora e assumir a responsabilidade da execução do projecto de criação da  Academia Senior - Portela Sabios.
Essa escolha recaiu na Drª Carla Marques  que tambem tinha algum conhecimento do funcionamento  de uma Universidade Senior onde seus familiares eram lá alunos e estava bem ligada à AMPortela  quer pelos filhos que frequentavam actividades desportivas na AMPortela e o seu conjuge que era médico das equipas de formação de Futsal.
Muito trabalho se desenvolveu nesse espaço de tempo ate ser dada a primeira aula em 2009 e a obter-se a inscrição mais tarde na RUTIS.
A exemplo da maioria das Academias e Universidades Seniores e pela particularidade de ser uma Associação, não foi possivel, apesar de haver alunos e professores disponiveis para criar a sua Associação de Estudantes e Professores da Portela Sabios o que permitiria um melhor relacionamento e desenvolvimento de interesses entre Alunos, Professores e a plena integração da Universidade. Senior com a Associação dos Moradores.
Hoje como dia de festa em comemoração do 10º Aniversário há que parabenizar todas as pessoas atras mencionadas que foram os responsaveis pelo arranque desta Academia, bem como os primeiros alunos que acreditaram na Academia, nos professores que com muitos sacrificios se têm mantido à frente das suas turmas e dos seus alunos e os Presidentes e Dirigentes que nestes 10 anos se empenharam para que a Portela Sabios fosse e continue a ser uma Academia de referência.

2 Comentários:

Anonymous Rosa Maria disse...

Não se sabia ao certo quem é que tinha estado no inicio da criação de uma Universidade Senior na Portela. Parabens a esses pioneiros

2:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

e os batanetes estiveram lá?

10:07 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial