13 outubro 2014

Será que valeu a pena a Sessão Publica sobre os Estacionamentos?

Na Sessão Publica que se efectuou em Moscavide sobre a regulação do Transito e dos Estacionamentos na Freguesia de Moscavide- Portela ficou a ideia que alguma coisa ia mudar de imediato, pois os 6 meses de trabalho que a nova Administração da Loures Parque já tinha e os apoios estatisticos obtidos já davam para mudar muito e ir de encontro aos desejos dos comerciantes e moradores. A falta de bolsas de estacionamento, a normalização dos valores de tarifas, os horarios a ter em conta, a atribuição de selos de residentes, horarios de cargas e descargas de mercadorias, zonas de entradas e saidas de passageiros, a atribuição de selos a moradores com viaturas em seus nomes, mas que não apresentavam toda a documentação conforme o exigido...e muitos outros assuntos particularizados deixou uma esperança a quem assistiu a esta Sessão. No entanto alguma coisa incomodava os mais atentos. Como é que a Loures Parque ia baixar receitas ?
 Habituados a que estavam, a um orçamento que contemplava a venda de selos,a tiragem normal de tickets de estacionamentos,as multas por estacionamentos já fora do horário dos tickets, as multas de estacionamentos sem tickets as multas de maus estacionamentos e paragens, tudo isso parece que não chega para pagar a estrutura da Loures Parque.Com tanta reclamação existente como é que a Loures Parque vai sobreviver?
 Talvez continuando a multar de qualquer maneira e defendendo-se com a lei como se estas situações fossem verdadeiros crimes ou os condutores fossem uns malfeitores. Houve muitas intervenções com ideias e propostas sensatas e ajustadas à tipificação dos parqueamentos em Moscavide e mesmo na Portela. A situação da Portela é muito mais simples. As pressões de trafego e procura intensa de estacionamento verifica-se à volta do Centro Comercial. 
O Parque interno da Av. dos Descobrimentos não justifica que seja tarifado.
O Parque das Piscinas e o Parque do Tenis só tem pressão a partir das 16h30m ate às 19h30 quando decorre a procura das mais variadas actividades desportivas. De contrario e durante o dia estes parques estão praticamente desertos o que não justifica os gastos que a Loures Parque tem com os seus fiscais e com as viaturas de serviço em constante movimento. A pressão que existe das tarifas prejudica sim os moradores dos arruamentos circundantes onde grande parte dos deslocados vão parquear. Ou seja, a pressão tarifaria prejudica mais os moradores adjacentes do que os vêm para estes parques. Como alguem referiu na sessão e com razão: Toda a Urbanização da Portela foi adquirida pelo Urbanizador que adquiriu os terrenos para os urbanizar com todas as infraestruturas e que vendeu em Lotes toda a Urbanização incluindo as tais infraestruturas de ruas, passeios e estacionamentos. Não foi a Câmara nem nenhuma empresa municipalizada que criou os locais de estacionamento de toda a Urbanização. Os moradores é que já pagaram tudo isso. A Câmara beneficiou e beneficia de todos os impostos a que se sujeitaram quem comprou os seus andares na Urbanização da Portela. O mesmo se passa na Urbanização do Cristo Rei e na Nova do Seminário.
 Mesmo assim ainda hoje se verificou aquilo que descontenta tudo e todos.
 Duas viaturas de duas alunas da Universidade Senior, com mobilidades reduzidas, levaram as suas viaturas para o parque junto à Universidade Senior para assistirem a uma aula de 1 hora com começo às 11h00 da manhã. Chovia se Deus a dava quando chegaram. Tentaram tirar o ticket no parquimetro mais perto, o qual não funcionava em condições (verificou-se depois, que talvez pela humidade prendia o ticket) e não saía o desejado ticket. Acabaram por ir para as aulas sem colocar o ticket no vidro. A meio da aula são alertadas que havia carros a ser "trancados" e com reboque a ser chamado. Foi explicado aos fiscais "trancadores" o que se tinha passado, os quais não quiseram saber de nada, pois tinham sido chamados pela colega e que ja não podiam fazer nada.  Se os tickets não saiam ali, que fossem ao outro..... ( Ora toma e vai-te curar). Belo gozo, pois recomendaram que reclamassem para a Loures Parque.
Não quiseram ver se o parquimetro trabalhava bem ou não e se estava a engolir os tickets ou a prendê-los.Não estavam ali para isso. As condutoras tiveram que pagar na hora à volta de 60 Euros para se irem embora para casa, pois o reboque já tinha sido accionado e naturalmente foram à vida. Não valia a pena argumentar  com as suas razões.Com alguma curiosidade houve quem fosse ver o parquimetro e verificou que os tickets estavam presos na maquina e não caiam. Nessa altura já lá não estavam nem fiscais nem as multadas.
Enfim, será assim que o novo Presidente da Loures Parque quer equilibrar as contas.É assim que impera agora o bom senso? Isto é o dia a dia destes Parques.
Esperamos que a nova Loures Parque venha preparada para actuar de boa fe e que venha ajudar a resolver o problema dos estacionamentos tarifados ou não tarifados na Portela. Convem lembrar que a Portela, mesmo assim tem um defice de 280 estacionamentos e que o Urbanizador foi obrigado a comprar terrenos para entregar à Câmara para cumprir com determinados coeficientes de implantação. Esses terrenos como toda a gente sabe levaram diverso destino, ficando assim alguem a dever aos moradores esses espaços para estacionamento.

Etiquetas: ,

26 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Se as realidades de trafego são tão distintas entre Moscavide e Portela, porque não se faz uma Sessão Publica na Portela?
Se há assim tanta boa vontade e compreensão para resolver os problemas, a Junta de freguesia podia agendar uma reunião para debater o transito e os estacionamentos na Urbanização da Portela, na Urbanização do Cristo Rei e na Urbanização Nova do Seminario.

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Durante a tarde houve uma avaria nos parquimetros. O Fiscal em serviço na Portela não conseguiu arranjar e foi-se embora.

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois houve avarias nos parquimetros. Mas quem pagou as multas é que se lixou. Os fiscais que andam de cu tremido a passear nas carrinhas nem quiseram saber se os parquimetros funcionavam bem ou não. A missão deles era bloquear e multar. E agora? Devolvem o dinheiro das multas? Apresentam as devidas desculpas? ou é sempre a aviar?
O que é que a Associação dos Moradores tem a dizer, se é que já tomou alguma posição?

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não acredito que a Associação se preocupe com os seus socios. Como se comprometeram com o Partido Socialista e com os Limas andam à espera de qualquer coisa.

7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quem os conheça que os compre

8:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Andarem aqui a dizer q na segunda a tarde com as máquinas avariadas houve carros multados é mentira....isto porque os Fiscais foram embora

10:36 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eles multaram e bloquearam os carros de duas alunas da Univ. Senior que estavam na ultima aula da manhã. De tarde alguem confirmou que os parquimetros não deitavam o papel ca para fora.

8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E se as alunas não tiraram o ticket a culpa é do fiscal?

Tens do outro lado da Portela na Av. Dos Descobrimentos em frente á escola primária e o parque em frente da praceta das Náus sem qualquer parquimetro e os moradores queixam-se que não tem aonde estacionar.

11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Temos outro exemplo daquele comerciante que foi para a sessão pública recmalar que deixou o carro na zona de cargas e descargas por 5 minutos e foi multado. Esqueceu-se foi de dizer q deixa lá o carro o dia todo e muitos fiscais já perderam paciência com ele.

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Anda por aqui um gajo que defende mais as policias e os agentes multadores de Loures do que os moradores e utilizadores dos estacionamentos na Portela. Ate parece que tem avença , ou que vive de subsidios do estado ou da câmara. Passará pela cabeça de alguem defender esta politica da caça à multa? e não é so da caça à multa. Se ha tanto lugar para estacionar naqueles parques será que os carros estavam a estorvar alguem ou a impedir o transito para serem bloqueados? quem é que interpreta assim o Codigo da Estrada? No Codigo so é justificado para viaturas que estorvam ou impedem o transito.Era essa a intenção do legislador. Então não é vontade de querer aplicar 3 multas? So com esta vontade da caça à multa, é uma VERGONHA.
Nem os sargentos lateiros do antigamente se portavam assim. A culpa é das chefias e agora já la não está o tal Domingues caçador e promotor de multas que assim justificava o seu ordenado. Este novo Presidente da Loures Parque tem que pôr cobro de imediato à pouca vergonha que se passa nos espaços publicos que foram comprados pelos moradores da Urbanização. A mentalidade e a maneira de actuar dos agentes continua a ser a mesma que foi instruida anteriormente.

5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Qual é afinal a intenção de bloquearem e rebocarem as viaturas depois de as terem multado?

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Qual afinal a intenção.
Vai ver o artigo 163 alinea 1-C do Código da Estrada e aproveita e vê tb Artigo 164 alinea 1-A.

O Senhor lá de cima q diz q isto é uma vergonha tb pode ver.

5:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A história do Parque das Piscinas já cheira mal. Se o parque fosse gratuito estava cheio de carros de trabalhadores do Centro e os utentes da Piscina e outras Actividades na AMP não tinham aonde estacionar.

5:35 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Anda ali um que deve ser pago pelo partido minoritario que quer que se pague parque em todo lado , mesmo no sitio onde estão às moscas. Depois aparece a invocar o Codigo da Estrada como se tivessemos que gramar aquele tratamento e com isso justifica que os carros mesmo que não estejam a estorvar ou a impedir o transito tenham que ser multados 3 vezes.Arre que nem no Biafra isso acontece.E assim se dá o poder discricionário a quem se diz que pretende colaborar e ajudar na gestão dos estacionamentos. Haja coragem e estudem um horário, normal e lógico que seja aceitável pelos utentes destes parques. Ao menos que tentem alterar os horarios que ja seria uma medida inteligente. Já o fizeram no horario do inicio das manhãs e no do final de dia, o que foi uma esperança, porque consideraram que era aberrante. Agora é fazer o estudo a serio.

9:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Continua a ser uma vergonha a actuação da Loures Parque e dos seus fiscais. Em nada melhorou a mudança na sua administração. Não resolvem nada com interesse para os comerciantes e moradores da freguesia.
Tentativas de mudar a imagem, mas so isso. Mexer em dinheiro facil não custa nada.

9:32 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Aquele anonimo das 5h33 tambem deve pertencer á comandita. Deu-se ao luxo de ir saber os Artº do Codigo da Estrada para justificar a arbitrariedade da actuação dos fiscais. Mais hora menos hora, mais minuto menos minuto o Codigo da Estrada dá cobertura para que se reboque um carro bem estacionado. esse é o paleio que meteram na cabeça destes fiscais. Nem a PSP nem a GNR têm o desplante de interpretar assim o Código.A infração se o fôr é do condutor da viatura. Sobre isto o Codigo não diz nada? Vá la consultar o Código e diga-nos alguma coisa.

10:41 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Paga a multa e não chora

5:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Será que a Junta de Freguesia ganha coragem e faz na Portela uma reunião com a Câmara e a Loures Parque para debater os problemas dos estacionamentos tarifados?
Se teve coragem ou interesse em fazê-lo em Moscavide, qual o problema de o fazer na Portela, localidade que elegeu maioritariamente este executivo da Junta? Se ja fez sugestões ao longo dos anos e não aconteceram alterações, era conveniente saber-se qual a posição desta tríade.

7:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Para aparecerem os moradores junto ás piscinas?

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sobre o tema em discussão, há coisas que a maior parte dos condutores desconhecem.
Vejamos a realidade:
Nº.5 -BOLETIM DE DELIBERAÇÕES E DESPACHOS-LOURES MUNICIPAL DE =3 DE MARÇO DE 2010.
( EXCERTOS DO PROTOCOLO ENTRE A LOURES PARQUE E O CENTRO COMERCIAL DA PORTELA):
"É estabelecido o presente Aditamento ao Protocolo já em uso, que se rege pelos artigos seguintes:
Artigo 1.º
Delimitação de zona
A área abrangida pelo presente protocolo é a constante do anel interior e circular ao Centro Comercial e integrado no Regulamento Específico 201-4/LP/09.
Artigo 2.º
Do produto das taxas de estacionamento cobradas na zona pertencente ao Centro Comercial caberá à Loures Parque EM a percentagem de sessenta e cinco por cento.
Artigo 5.º
Fiscalização
A fiscalização do cumprimento das disposições do presente protocolo compete à Loures Parque EM
Entrada em vigor
O presente protocolo entra em vigor após ser assinado por ambas as partes e com efeitos de repartição de receitas reportadas a 01 de Janeiro de 2010, sem prejuízo do protocolo já em vigor desde 2001".Como facilmente se depreende , a Administração do Centro tem direito a 35% da receita arrecadada com os estacionamentos na zona pertencente ao CCP.
Em face do exposto, poderá entender-se que a Associação de Moradores também terá uma fatia igual , nas taxas de estacionamento cobradas na zona envolvente das Piscinas , ou seja 35%.
Conclusão: "Cesse tudo o que o povo "canta" quando outro mais alto se alevanta".
Sempre Atento

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Que se saiba a Associação não tem percentagem nenhuma das receitas dos parquimetros.Tem uns cartões distribuidos para colocar nas viaturas de visitantes que venham em serviço tratar de interesses da Associação, relativos ao Tenis, aos Ginasios, ao Futsal e à Universidade Senior numa logica prevertida. Em vez de ser a Loures Parque a depender do protocolo e dos interesses da Associação, é a Associação que tem que cumprir com o que a Loures Parque quiser e entender. Mesmo assim, nisto não se compreende que a Associação esteja tão calada para defender os interesses dos moradores e mesmo dos seus associados.A Junta tem muita culpa nisto em não defender os interesses dos moradores da urbanização.

7:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mas ha uns dirigentes da Associação que têm uns selos nas viaturas como se fossem residentes.

7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Acho que a Loures Parque e a Câmara de Loures conhecem muito bem o que se passa na Portela no que toca ao estacionamento, e que nos 6 meses da nova administração da Loures Parque, e de quase um ano de CDU na Câmara já tinham tido mais que tempo de fazer alguma coisa.

Mas se a desculpa é não saberem o que se passa na Portela, venha de lá a tal reunião, não nos custa nada ir lá repetir o que estão todos fartos de saber.

10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Moral da história:
-De acordo com o comentador das 7:11 da tarde e transcrevendo a parte em questão,que ´:
"é a Associação que tem que cumprir com o que a Loures Parque quiser e entender. Mesmo assim, nisto não se compreende que a Associação esteja tão calada para defender os interesses dos moradores e mesmo dos seus associados".
-Transcrevendo também o comentário das 7:12 da tarde:
-"Mas há uns dirigentes da Associação que têm uns selos nas viaturas como se fossem residentes".
- Do que atrás fica escrito, chegamos à conclusão: Nós estamos servidos, os outros que paguem a factura.
SEMPRE ATENTO

3:58 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Comentário das 7:11 da tarde:

-"Que se saiba a Associação não tem percentagem nenhuma das receitas dos parquimetros.Tem uns cartões distribuidos para colocar nas viaturas de visitantes que venham em serviço tratar de interesses da Associação, relativos ao Tenis, aos Ginasios, ao Futsal e à Universidade Senior numa logica pervertida"

- Também há outro comentário(7.12 da tarde)
"Mas ha uns dirigentes da Associação que têm uns selos nas viaturas como se fossem residentes".

-A Administração do Centro Comercial também não disse nada para o exterior, sobre a percentagem de 35% que tem na receitas dos parqueamentos na zona envolvente do Centro.
Tirem conclusões.
Sempre Atento.

12:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Sempre Atento está mesmo a vê-las passar.
Como os dirigentes da Gesloures e da Associação estão servidos, realmente os outros que se lixem. Querem la saber dos moradores e dos utentes dos serviços.Alem de serem culpados, a maior culpa agora é da Junta que não quer saber dos moradores da Portela, mas anda muito preocupada com os interesses de Moscavide. Aqui no Blogue já muita gente disse que esta união de freguesias só prejudicou as Urbanizações da Portela, do Cristo Rei e do Seminario. Estas urbanizações devem estar preparadas para a desunião da actual Freguesia. Estas Urbanizações alem de terem a CRIL a separa-las de Moscavide, tambem nada têm a ver com os interesses de Moscavide.

10:09 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial