29 janeiro 2016

O que alguem dizia da Portela em 2009. Dá para apreciar.

O que alguem dizia da Portela em 2009. Dá para apreciar.
Old March 17th, 2009, 06:31 AM   #68
Registered User

Join Date: Mar 2009
Posts: 15
Likes (Received): 0

Portela... que aqui estás... à porta de Lisboa.

Não sou da Portela. Sou açoriano. E estou a viver na Portela hà 5 anos enquanto cá estudo. Já estive em todos continentes. Já estudei em 3 deles. Tenho amigos em quase todas as zonas de Lisboa. Ao princípio deprimi quando cá cheguei, pensei "prédios todos iguais, que feio, parecem cómodas, e eu estou metido no andar x do lado esquerdo desta cómoda tipo roupa".
Com o tempo fui percebendo outras coisas. Fui conhecendo a Lisboa na sua essência. Lisboa como um todo. E fui dando mais valor a esta zona.

A Portela é uma espécie de floresta de cimento.
As pessoas com a falta de civismo habitual e porque não há fiscalização foram estragando o conceito da urbanização em si. Com mudança de cores das janelas, com fechamento de varandas, com parabólicas e com ar-condicionados (as ditas "externalidades" de Economia). Não perceberam que a Portela vivia por um todo. As pessoas estariam todas direccionadas para o Centro Comercial da zona. Eram intervenientes. Não há só alguns jogadores principais. Não há estrelas nesta urbanização. Mas pertencem todas a uma equipa. Um todo.

(e numa sociedade capitalista e individualista como a nossa... a Urbanização da Portela fica "fora do que é cool e trendy" )

Assim, a Portela deve ser analisada pelo todo que é.
Todos temos vista do rio. As habitações foram construídas de forma "socialista" a que todos fossemos iguais por fora (e diferentes por dentro nas habitações), onde só um edifício, o Concórdia (o Terceiro maior edifício na área de Lisboa na altura em que foi construído e ainda um dos maiores de Lisboa)que é o centro da Urbanização a par do Centro Comercial da Portela fossem diferentes.

Há que compreender o cariz do conceito desta zona... que é muito mais que o físico todo planeado e esquematicamente desenhado. Os prédios são todos muito simples porque assim neste conceito o devem ser. São de uma cor pouco apelativa, e feia mas que se fundiriam com o verde das árvores. Mas são únicos. Em qualquer local do mundo reconheceria a Portela. Tem um conceito, é urbanismo na sua máxima ascensão. Feio ou não, tem personalidade. É forte.

Aqui na Portela não há trânsito. Todos temos pelo menos uma garagem e parques de estacionamento extra privativo do condomínio. Além de termos estacionamento em quantidade pelas ruas e avenidas, assim parar o carro nunca é difícil.. As ruas confluem todas para largas avenidas. Temos a Segunda circular à porta. Ponte Vasco da Gama. Saída para a A1 e para a A8. Temos jardins bem tratados e em quantidade, temos o jardim do seminário dos Olivais com vegetação exótica, piscina, parque infantil, campo de futebol relvado, ginásio, courts de ténis, centro comercial com tudo o que se quer à mão, bancos, super-mercado, correios, lojas diversas, restaurantes vários. Creche, Escolha Básica e Escola Secundária colocada no top 10 nacional de melhores notas nos últimos anos. Igreja nova e muito diferente e bastante bonita/única quer por dentro quer por fora. Biblioteca. Centro Paroquial e Social. Morgue. É uma Urbanização quase plana em que dá para andar bastante bem a pé e de bicicleta. A casa menor construída será um T2 e andará à volta dos 110 metros quadrados. Em médias os apartamentos serão T3´s em média com 130 m^2 .Alguns ainda detêm quarto de empregada. Os acabamentos em geral são bastante bons e os halls de entrada no condomínio são amplos e forrados a mármore. Todos temos um pátio para as crianças brincarem nas traseiras dos prédios no rés-do-chão com cerca de 200 metros quadrados. Está colocada numa zona alta por isso tem uma luz fascinante. Tem casas com vistas excelentes e amplas sobre o Rio Tejo e sobre a ponte Vasco da Gama. Está pertinho do Parque das Nações, de Alvalade, de colégios, do rio, do Vasco da Gama e da Gare do Oriente...

Esta Urbanização tem pouco mais de 30 anos, as coisas envelhecem mas temos de ver o seu potencial.
O que é novo agora vai envelhecer…será que tudo irá envelhecer com esta qualidade? Espero que sim.
As única coisa que tenho pena na Portela é que não tenha um melhor sistema de transportes públicos. Metro era ideal. Um centro de sáude, uma polícia e um centro de dia para idosos, além disso continuo a achar que está um pouco longe do centro de Lisboa (mas o mesmo acontece com o Parque das Nações)... de resto...

...se isto não é qualidade de vida o que é?

P.s- Outra coisa, a Portela não é Portela de Sacavém hà mais de dez anos... além disso faz parte do concelho de Loures e não de Sacavém ...

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial