Suzana Toscano, 55 anos, atacada junto ao Centro Comercial da Portela

Suzana Toscano ,assessora do sr. Presidente da República foi roubada com violência, por esticão, ao pé de casa, junto ao Centro Comercial da Portela.
Estas ocorrências vão acontecendo já com alguma frequência na Portela.
Lembramo-nos de ha uns tempos ,a sogra do Sr.Procurador Geral da República ter sido tambem assaltada por esticão tendo ficado sem a carteira no caminho entre o Centro e a sua casa.
Como o assaltante foi um individuo dos "minoritarios" ninguem disse nada, sendo pouco comentado.
A assessora do Presidente Cavaco Silva para as áreas da Educação e Juventude, Suzana da Silva Toscano, sentiu na pele o drama da criminalidade violenta, sexta-feira de manhã. A jurista, 55 anos, levantou dinheiro no Centro Comercial da Portela de Sacavém, onde vive – e mal saiu à rua foi vítima de roubo por esticão, por parte de um assaltante que ainda a arrastou na rua para lhe roubar a carteira, apurou o CM. A vítima resistiu e acabou por ter de receber assistência hospitalar.
O crime ocorreu às 10h50, conforme descreveu Suzana Toscano aos agentes da PSP que estavam de serviço na esquadra de Moscavide, depois de a assessora da Presidência da República, que já foi secretária de Estado e deputada na Assembleia da República, de 2004 a 2005, ter levantado cerca de cem euros de uma caixa ATM naquele centro comercial. A polícia ainda não sabe se o roubo foi motivado por o assaltante ter visto a vítima a retirar o dinheiro da máquina – facto que só o acesso à videovigilância do banco ou do centro vai permitir apurar, além de que pode ajudar à identificação do suspeito –, mas certo é que Suzana da Silva Toscano foi atacada, sem recurso a armas, mal chegou à rua.
A violência partiu de um só homem, que puxou a mala da vítima, mas esperava-o um cúmplice dentro de um carro. Suzana Toscano tentou ao máximo resistir e agarrar-se à sua carteira, onde guardava documentos, os cem euros em notas e pelo menos um telemóvel, mas foi incapaz de travar a força do assaltante, que ainda arrastou a vítima e acabou por lhe arrancar a mala com extrema violência. Depois correu a pé, enfiou-se no carro com o cúmplice e puseram-se em fuga. Suzana Toscano lamentou à polícia não ter conseguido ver a matrícula.
A vítima apresentou queixa na esquadra mais próxima, em Moscavide, e deslocou-se ao hospital, onde foi assistida a ferimentos ligeiros. A PSP procura o ladrão.
VIZINHA DO PROCURADOR-GERAL
A assessora da Presidência da República Suzana da Silva Toscano vive na Portela de Sacavém, onde é vizinha do procurador- geral da República, Pinto Monteiro. A urbanização, que nasceu ainda na década de 70, foi inicialmente pensada para habitação de classes média e média alta, sendo que ainda hoje ali vivem milhares de professores, médicos, advogados ou juízes. No entanto, a proximidade de bairros problemáticos de Sacavém ou Olivais fazem da Portela, desde há vários anos, um bairro com alguns fenómenos criminais, como o roubo violento. A urbanização foi construída de raiz a partir de um ponto central que é o centro comercial, junto ao qual a assessora de Cavaco Silva foi assaltada na manhã de sexta-feira. Contactada ontem pelo CM, a Presidência da República escusou-se a fazer comentários sobre o caso.
PERFIL
Suzana Moura Alves da Silva Toscano nasceu em Luanda, a 9 de Fevereiro de 1955. Licenciou-se em Direito, foi secretária de Estado de Manuela Ferreira Leite, entre 2002 e 2004, e depois deputada.
Etiquetas: Assaltos