24 fevereiro 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
UP Venda Nova - AMPortela/ZonaOptica  2-4
Jogo muito bem orientado para se ganhar.  Apesar de sofrer um golo a frio nos instantes iniciais, a AMPortela soube gerir o tempo e as suas substituições, de modo a ir controlando o jogo. Manteve a frieza e nos momentos decisivos consegue concretizar. Empata o jogo a meio da 1ª parte 1-1 e marca nos momentos finais da 1ª parte indo para intervalo a vencer 1-2.
No reinicio da 2ª parte em jogada decisiva faz o 1-3, o qual se foi mantendo ate que um seu atleta é expulso (muito forçado) por acumulação de amarelos. Aí o Venda Nova com mais um jogador em ca mpo,faz o 2-3. A Portela não facilitou e com substituições adequadas  geriu  o resto do jogo conseguindo mais um golo de belo efeito, que arrumou a questão de quem venceria o encontro e assim acabou o jogo com 2-4 favoravel à Portela.
Este resultado permitiu que a Portela ficasse em 1º lugar na sua serie e parte agora para um play-off de subida à 1ª Divisão Nacional.
No final do jogo, houve a tradicional festa dos vencedores.
Estão de parabens os atletas, os tecnicos e os dirigentes.

JUNIORES ( 1ª mão de Apuramento)
Academico Desportos - AMPortela  2-2
Grande jogo de futsal, com emoção e muita energia. Numa fase da Competição em que se joga uma eliminatoria a duas mãos, hoje e amanhã domingo, havia que estar em campo muito bem concentrado para levar a eliminatoria para o jogo da Portela. O Academico é uma equipa dificil com bons jogadores e muito batalhadores, O jogo foi muito equilibrado e o resultado é o espelho desse embate.
O Academico marca 1º numa jogada corrida e a Portela empata e equilibra o jogo 5 min depois. No entanto e a acabar a 1ª parte numa jogada interessante o Academico passa  para a frente do marcador , indo-se para o intervalo com a Portela a perder por 2-1.
Na 2ª parte a Portela controla melhor o jogo, faz uma boa gestão de substituições  e quando resolve rematar á baliza, marca um golo de belo efeito e empata o desafio.
Amanhã realiza-se na Portela a 2ª mão desta eliminatoria. Uma vitoria ou mesmo um empate a zero  ou a 1 golo, apura  a Portela para a fase seguinte do play-off.


JUNIORES ( 2ª mão de Apuramento)
AMPortela - Academico Desportos 5-3
Outro grande jogo de futsal, com emoção e muita energia este jogado neste domingo, 24 horas depois de um jogo muito intenso.
A Portela começa o hoje determinada e logo na 1ª jogada na area adversaria e num lance de grande confusão consegue fazer o 1-0. Oa dversario tenta reagir e a Portela  entrega as iniciativas para jogar nos erros do adversario e aproveitar o contra-ataque. Assim consegue o 2-0 numa jogada rapida de ataque. O adversario reage e reduz para 2-1. A Portela volta a  atacar com uma rotação de jogadores e  faz o 3-1. O resultado altera-se para 3-2 numa jogada confusa e a emoção aumenta. Um empate a 3 ja não interessara à Portela e assim  inteligentemente obtem-se o 4-2. Mais uma vez e num pontape de longe o adversario volta a reduzir para 4-3. Novamente um resultado que empolgava o adversario que arrisca com 5 jogadores de campo. Quando se estava nisto a Portela faz o 5-3 numa jogada bem concebida e muito bem concluida.
Nesta fase ja nenhum jogador em campo tinha pernas para jogar com discernimento. A boa gestão de substituições permitiu que na fase final do encontro fosse a Portela a impor o andamento e a ganhar o jogo com muita categoria.
Assim a AMPortela qualificou-se para a Final do Campeonato Distrital da 1ª Divisão Honra.
INICIADOS
AMPortela - Milharado 3-3
Jogo encarado com calma a mais e com uma lentidão tal que o adversario se apoderou do jogo. Falharam-se lances cruciais  e o adversario aproveitou...e sem surpresa faz 0-2 naturalmente.
A Portela reage com algumas alterações e faz o 1-2, mas o adversario aproveita mais um erro da Portela e faz 1-3.
Já com alguma descrença ate pela expulsão directa de um atleta seu a Portela só teria de acelerar o jogo e tentar já o desgaste do adversário. É assim que a 4 minutos do fim reduz para 2-3 e atinge a igualdade nos ultimos instantes.
A Portela não jogou bem e os seus atletas foram muito displicentes. Momento negativo a expulsão direta do seu atleta por uma reacção anormal a uma entrada de um adversario que o arbitro não sancionou. Um atleta em campo não pode ter uma postura assim pois prejudica a sua equipa e sacrifica os seus colegas.
O arbitro esteve mal em muitas decisões prejudicando as duas quipas, mas a Portela tem mais razões de queixa e em especial o atleta que foi expulso, ao não marcar duas faltas flagrantes sobre o atleta que o fez reagir de tal modo. O atleta não tem desculpa ....mas o arbitro muito menos.
Com este resultado, a equipa de Iniciados garantiu a permanencia na 1ª Div. de Honra para a proxima epoca.

INFANTIS
AMSAC - AMPortela  3-4
Jogo muito bem jogado pelas duas equipas. A Portela mais dominadora com muitas oportunidades de marcar mas ou por falta de pontaria ou pela grande exibição do guarda redes do AMSAC, o que é verdade que nas vezes que vai ao ataque , o AMSAC marca 2 golos e mantem-se a vencer  ate quase perto do fim da 1ª parte em que a Portela em mais uma grande jogada de ataque reduz para 1-2.
Vindo do intervalo a Portela domina e chega com facilidade ao 2-4. Já perto do final e apos varias substituições de conforto o AMSAC reduz para 3-4.
Vitoria merecida desta equipa da Portela com a revelação de pelo mesnos 2 atletas com boas capacidades de evoluir. Exibição muito agradavel.

BENJAMINS
Academico Desportos - AMPortela B 11-4

Jogo normal com um resultado alargado. Esta equipa B com atletas de 1º ano no escalão e com alguns Traquinas tem demonstrado boas capacidades de evolução.

Etiquetas: , ,

23 fevereiro 2016

O que é feito da Placa da Rua Eça de Queiros?

Hoje andava alguem na Av. dos Escritores à procura da Rua Eça de Queirós. Queixava-se que não a encontrava e dizia talvez seja aquela ali que não tem placa. Por acaso acertou....
O que é feito da Placa?  Teria desaparecido quando por la houve uma rotura dos canos da agua? Alguem já teria dado pela falta da Placa?
É uma Placa identica a esta da Rua Luis de Camões.

Etiquetas:

Visita dos Alunos da Universidade Senior à Galeria de Arte Publica na Quinta do Mocho

Organizado pela Universidade Senior da Portela  efectuou-se uma visita aos "Grafitis" da Quinta do Mocho. Foi guia desta visita,o Kali um grafitter residente que teve a facilidade de explicar os trabalhos dos varios profissionais que ali foram  "GRAFITAR" .
A abertura de uma Galeria de Arte Publica na Quinta do Mocho - Urbanização Municipal Terraços da Ponte em Sacavem, permite mostrar o que de melhor se faz no street art em Portugal e no mundo, criando condições para esta galeria se tornar um ex-libris do concelho de Loures.
Para combater o preconceito de que não se podia entrar na Quinta do Mocho junta-se aqui uma intervenção artistica, requalificação urbana e cidadania




















 
 Kali fazendo a apresrentação dos Grafitis das várias empenasdos predios 
 

21 fevereiro 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
AMPortela/ZonaOptica - GR Cruzado Canicense  4-3
Jogo adiado  para este domingo, pelo cancelamento de voo para o Continente da equipa madeirense.
Uma partida muito mal abordada pela equipa da Portela e com alguma lentidão, permitindo que o adversario chegasse cedo a ganhar por 0-2. Era inaceiytavel o que se estava a passar e com uma serie de substituições a Portela marca o ritmo, reduzindo para 1-2, podendo ate atingir o empate antes do intervalo. No entanto e apesar de estar a perder por 1-2 a Portela faz umas substituições abrandando o ritmo e entra-se numa fase de equilibrio de bolas perdidas sem perigo para ambas as balizas. Entra-se na 2ª parte com mais determinação e a Portela passa a vencer por 3-2 com alguma naturalidade. Novo abrandamento e sofre-se o empate de 3-3 começando os atletas a enervarem-se e a perder muitos passes e muitas bolas em lances individuais.
É  numa decisão de 5 para 4 que a 2 min do final a Portela consegue obter o golo da vitória, que foi muito importante para o possivel apuramento da Fase de subida de Divisão.
O proximo jogo contra o UP Venda Nova é absolutamente decisivo.
JUNIORES
Sp. Vila Verde - AMPortela  2-3
 Jogo em que as equipas ja estavam com as suas classificações definidas no Campeonato, quanto a Apuramentos e quanto a Manutenção. A AMPortela era favorita e encarou o jogo como tal. Jogando bem e pressionando  merecia marcar muito cedo, mas foi o adversario que num lance confuso e de perda de bola obteve o 1º golo com que chegou ao intervalo a vencer por 1-0.
Durante este periodo de tempo a Portela teve tantas oportunidades de golo que até causava impressão como se perdiam tantos golos. Há coisas que se treinam, pois em 6 jogadas de 2 para 1 e numa outra de 3 para 1 a Portela não conseguiu marcar falhando sempre na conclusão das jogadas. No 2º tempo a Portela entra com  outra disposição e começando a rematar,  obtem o empate mas continua ainda a falhar golos. è depois em jogadas de faltas do adversario que em 2 livres de 10 m, obtem o resultado de 1-3.  A 2 min do final, mais um lance que mal resolvido  dá a oportunidade do Vila Verde reduzir para 2-3.
Vitória sofrida da AMPortela quando dominou o jogo completamente. Vitoria mais do que justa.
Mais uma arbitragem que em nada beneficiou a Portela. Arbitragem fraca  que para cobrir os seus erros, correu as duas equipas com amarelos e com expulsões pelas contestações das suas más decisões. Quando erram e são contestados, a solução destas equipas sem categoria, é mostrar logo amarelos. Isto é reconhecidamente uma atitude covarde, pois quando até têm razão, não ligam e mandam seguir o jogo.
JUVENIS
Quinta dos Lombos - AMPortela 6-2
Uma jornada em que ao adversario só a vitoria interessava para não descer de Divisão. A AMPortela entrou em campo no 1º lugar com a posição definida e jogou de tal forma que se advinharia este tipo de resultado. Atletas a não se esforçarem, o que poderia permitir que atletas menos utilizados pudessem ter a oportunidade de jogar , foi o que se viu neste jogo. Era isso que se pensava que acontecesse. Ao intervalo , a perder por 3-2 esperava-se uma atitude diferente ate porque a Portela entrou em campo com os atletas mais rodados e utilizados durante a epoca. De nada valeu, a não ser cansarem-se ainda mais e com essa atitude foi normal que o adversario tivesse vencido por um concludente 6-2. Os jogadores da Portela acabaram o jogo arrastando-se em campo. Mereciam uma melhor atitude. Mesmo vencendo o jogo, a Quinta dos Lombos acaba por descer de Divisão atendendo aos outros resultados das equipas adversrias.
INICIADOS
Quinta dos Lombos - AMPortela  10-4
Um jogo cujo resultado condiz com o que se passou em campo. Jogo aberto sem preocupações defensivas de parte a parte.
INFANTIS
AMPortela - Academico Ciencias  3-3
Jogo interessante de seguir com um empate normal. A Portela sofreu o empate a 2 minutos do final, quando rodou a equipa  que dominava a partida.
BENJAMINS
AMPortela - GR Olival Basto  5-3
Jogo em que a Portela foi a melhor equipa e a mais esclarecida. Por isso vitoria normal.

Etiquetas: ,

Tertulia na Portela Sabios da Associação dos Moradores

Realizou-se, no passado sábado, a 1ª Tertúlia de 2016 e a sétima da 2ª série de tertúlias. Subordinada ao tema "Afetos" contou com a participação de 22 Tertulianos Durante duas horas os participantes declamaram e ouviram poesia e debateram o tema do mês. No intervalo houve tempo para um pequeno lanche. Como sempre o balanço final é muito positivo. Aos presentes o nosso obrigado e até à próxima que terá lugar no dia 27 de fevereiro. .

Etiquetas: ,

17 fevereiro 2016

TENIS - Este Fim de Semana

10 fevereiro 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

SENIORES
GF Empreg.Comercio - AMPortela/ZonaOptica 3-6
Jogo bem disputado com vitoria certa da Portela. A Portela apresentou-se esclarecida com alguns juniores a terem um otimo desempenho. Foi uma equipa muito jovem que se apresentou e bem no jogo em Santarem
JUNIORES
AMPortela - Quinta dos Lombos  1-4
Jogo em que a superioridade do adversario foi evidente. Alem de bem jogado , tudo lhes saía bem. À Portela, pelo contrario tudo lhes saía mal. Ate na maneira como sofreu os 2 primeiros golos.
Jogo mal abordado não havendo desculpas de uma arbitragem de poucos casos, mas que influenciaram o andamento do jogo. A Portela não conseguiu superar essa má influência,Com isto ate parece que arbitragem não influenciou o desenrolar do jogo, mas esta dupla de arbitragem já é bem conhecida da maneira como apita na Portela. Nas decisões de duvida, é contra a Portela. Não se entende o porquê. Esta dupla apitou os Juvenis e as suas decisões foram identicas, com o juiz mais novo, completamente desorientado,provocando momentos de inquietação entre os atletas.Quando se erra e se é contestado a decisão é dar amarelos. A isso já havia quem lhe chamasse de covardia. Não assumem as más decisõese e a maneira de se safarem e fazer esquecer os erros é dar amarelos e fazer seguir o jogo com os erros cometidos.
JUVENIS
AMPortela - Sassoeiros  6-3 
Jogo com uma fase inicial de muito bom futsal em que a Portela jogando superiormente chega com muita naturalidade aos 5-0 podendo ate ter obtido um score mais elevado. Com esse andamento e ate um pouco antes , podia -se ter rodado melhor os seus atletas para descanso de alguns elementos do 5 inicial. Com alguns atletas já "cansados" facilitou-se e o adversario foi recuperando ate chegar aos 5-3. Nessa altura temeu-se o pior, pois era evidente o arrastar-se dalguns atletas como aconteceu num jogo anterior em que se perdeu nos ultimos minutos quando havia uma vantagem de 2 golos. No entanto num puxar de forças a Portela marca o 6º golo e as coisas acalmaram chegando-se ao fim com o jogo controlado. Da arbitragem há que referir o mencionado na apreciação do jogo de Juniores. A mesma dupla ja nos habitou que em caso de duvidas é sempre contra a Portela, Não conseguem efectuar uma arbitragem regular na Portela,
INICIADOS
AMPortela - Leões Porto Salvo  3-3 
Jogo interessante de seguir entre duas equipas muito equivalentes. A Portela começa mal e faz uma 1ª parte muito desgarrada,dando a iniciativa ao adversario que aproveitou bem, chegando ao intervalo a perder por 0-2. Na 2ª parte a Portela entra com outra disposição pressionando o adversario e naturalmente chega ao resultado favoravel de 3-2.
O adversario não baixa os braços e numa fase ja de substituições varias  e mesmo a acabar o jogo, os Leões obtêm o empate numa jogada de bola perdida a meio campo com fintas e fintinhas. Foi castigo para a Portela mas houve o merito do adversario em aproveitar os erros da Portela.
Resultado aceitavel , Arbitragem sem merecer reparos e com decisões atempadas.
INFANTIS
Bons Dias - AMPortela   1-7
Jogo em que foi evidente a superioridade da Portela. Resultado justo e normal.



Etiquetas: ,

Novo Bar Esplanada junto ao Parque Infantil

Está em construção mais um quiosque para Bar-Esplanada junto ao Parque Infantil no seu lado nascente, no sitio onde havia um bebedouro. Ate poderá fazer falta naquela zona um bar de apoio, mas o que é verdade é que os 2 bebedouros que pertenciam ao projeto do Jardim Almeida Garrett acabam por desaparecer. Não sendo criado ali umas instalações sanitarias, onde é que as pessoas vão lavar as mãos e fazer o seu xixi?



08 fevereiro 2016

Horarios de Recolha de Vidro na Portela




Etiquetas:

07 fevereiro 2016

FUTSAL - Resultados dos Jogos do Fim de Semana de 6 e 7 de Fevereiro

JUNIORES
Camp.Distrital 1ª Div Honra- Fase Apuramento
Sassoeiros - AMPortela  5-6
JUVENIS
Camp.Distrital 1ª Div Honra- Fase Manutenção
Acade. Ciencias - AMPortela  3-6

Etiquetas: ,

06 fevereiro 2016

Baile Senior de Carnaval


Etiquetas:

02 fevereiro 2016

FUTSAL - Jogos de Fim de Semana

Disputa-se este  Fim de Semana a 1ª mão da Final do Campeonato Distrital de Juniores da 1ª Divisão de Honra

Etiquetas: ,