30 julho 2008
22 julho 2008
A Blogosfera de Luto
Morreu a blogger mais idosa do mundo, Olive Riley. Com 108 anos comunicava através do seu blog The Life of Riley. A blogosfera ficou mais pobre.
Famílias ciganas abandonaram acampamento
Às 06h15 as autoridades chegaram e disseram às 53 famílias ciganas acampadas no jardim para sair do local, pois a atitude configurava "uma manifestação ilegal".
De acordo com o relato do responsável policial, as famílias ciganas retiraram-se sem incidentes.
Poucas horas depois, a maioria das famílias já está na Quinta da Fonte mas, ainda não sabe o que fazer. As famílias ciganas tinham decidido acampar no jardim fronteiro à Câmara de Loures exigindo a atribuição de casas noutro local e recusando o regresso à Quinta da Fonte.
O ministro da Administração Interna, afirmara que o Governo "não recebe ultimatos nem cede (...) a pressões ou a coacções", e sublinhara que todos os cidadãos estão sujeitos à lei, independentemente da cor da pele, etnia ou condição social.
O bairro da Quinta da Fonte, na freguesia da Apelação, foi construído para acolher desalojados pela construção dos acessos à Expo 98 tendo sido lá realojados antigos habitantes na Portela.
Tambem la foram alojadas algumas familias que o antigo Presidente da Câmara Demetrio Alves quis alojar na Portela, onde hoje é o Jardim Autarquico e era a antiga Escola Azul.
21 julho 2008
Area crítica de recuperação e reconversão urbanística
10. Decreto que declara área crítica de recuperação e reconversão urbanística a zona abrangida pelas freguesias de Sacavém, Moscavide, Portela e Prior Velho, em Loures
Este decreto visa promover a requalificação urbanística de uma área de 290 ha caracterizada por uma forte concentração residencial e altas densidades populacionais e pela carência de equipamentos e infra-estruturas urbanísticas.
A declaração de área crítica de recuperação e reconversão urbanística, efectuada na sequência da proposta da Assembleia Municipal da Loures, vem dotar aquela autarquia de um importante instrumento que lhe garante uma maior eficácia e celeridade nas intervenções de requalificação urbana a realizar.
Depois de cozinhar, guarde o óleo
«Os resíduos são depois entregues a uma empresa parceira que os transforma em biodiesel e, por cada litro vendido, a AMI recebe um donativo que destinado às equipas de rua que trabalham com os sem-abrigo», adiantou. (Portugal Diário)
20 julho 2008
09 julho 2008
Festa do Caracol em Loures
Sendo já reconhecido como um grande evento gastronómico de qualidade a nível nacional, tendo no ano transacto contado com a presença de cerca de 65.000 visitantes, neste evento participam 12 tasquinhas, que durante dez dias irão servir, os mais variados pratos cozinhados exclusivamente com caracóis e caracoletas, tentando bater os 15.500 litros de cerveja e os 11.000 Kg de gastrópodes consumidos no festival do último ano.
É assim que, para além dos tradicionais caracóis cozidos e caracoletas assadas, se podem deliciar com pratos como: Feijoada de Caracoleta, Quiche de Caracóis, Rissóis de Caracol, Pataniscas de Caracol, Chili de Caracoleta, Caracoleta à Bulhão Pato, Fusili de Caracoleta, entre outros.
Apostam igualmente numa forte animação de palco, com música ao vivo e karaoke, e na presença de artesãos com exposição.
Este ano será editado pela primeira vez, um livro de receitas de pratos apresentados na iniciativa, bem como a inauguração do “Caracolódromo” (estádio para corridas de caracoletas).
O Festival realiza-se de 2ª a 6ª feira, das 17h às 24h00, sendo que aos fins-de-semana abre uma hora mais cedo. Os espectáculos musicais começam às 20h30 e terminam às 23h30.
04 julho 2008
GERAÇÃO Y - Eles andam por aí...
GERAÇÃO Y

Etiquetas: Geração Y
02 julho 2008
A Freguesia da PORTELA
Localizada no extremo sudeste do concelho, a freguesia da Portela faz fronteira com Sacavém, a norte, Prior Velho, a oeste, Moscavide, a este (em Loures), e com Santa Maria dos Olivais, a sul (na cidade de Lisboa).
Demografia
Evolução da população da Portela (1991 – 2001)
1991 - 16 740
2001 - 15 441
Historia
O nome Portela parece derivar de uma corruptela do latim portŭlla em portella, significando «pequena porta», sendo geralmente adjectivada com o determinativo «de Sacavém», uma vez que se tratava de uma das portas de entrada para aquela freguesia, para quem vinha de Lisboa.
A Portela é uma freguesia de constituição bastante recente. Embora a construção da urbanização tenha sido iniciada ainda nos anos 70 (no local onde outrora se erguiam, pelo menos, cinco velhas quintas), a freguesia foi apenas criada oficialmente em 4 de Outubro de 1985, por desmembramento das freguesias de Sacavém e Moscavide.
Freguesia inteiramente urbana, com alguns resquícios das velhas quintas senhoriais (como a Quinta da Vitória, onde já esteve instalado um estabelecimento de ensino superior), a Portela foi uma urbanização pensada e construída de raiz a partir de um ponto central, que é o seu centro comercial.
Os espaços ajardinados e, sobretudo, a Igreja do Cristo-Rei, concluída em meados dos anos 90, em linhas arquitectónicas bastante arrojadas, conferem grande beleza e dinamismo a esta jovem freguesia.
Património
Igreja do Cristo-Rei da Portela de Sacavém
Centro Comercial da Portela
Parque Desportivo da Associação dos Moradores
Complexo Municipal de Piscinas da Portela
Orago
A Portela tem por orago o Cristo-Rei (retirado do vizinho Seminário dos Olivais).
Heráldica
A Portela utiliza a seguinte bandeira e brasão de armas:
Um escudo de azul, com um troço de aqueduto de cinco arcos de prata, lavrado de negro e movente dos flancos. Em chefe de uma cruz de ouro entre dois livros abertos de prata. Em ponta, de um ramo de oliveira, frutado, de ouro. Uma coroa mural de prata de três torres. Um listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas: «PORTELA – LOURES». Bandeira de amarelo; cordões e borlas de ouro e azul.
01 julho 2008
Loja Ikea em Loures vai ser a mais evoluída
A nova loja Ikea em Loures vai ser a mais evoluída do ponto de vista ambiental, tendo à disposição dos seus clientes painéis foltovoltaicos, aquecimento geotérmico e outras fontes de energia renovável.
O anúncio foi avançado pela directora geral-adjunta da Ikea Ibérica, Montserrat Maresh, que garante que todas as novas lojas vão passar a integrar os últimos avanços de sustentabilidade ambiental.
A loja, com abertura prevista para o primeiro semestre de 2010, contará com um investimento de mais de 70 milhões de euros, referiu a relações públicas portuguesa, Teresa Fernandes.
A Ikea apresentou esta terça-feira, no pavilhão da Suécia na Expo Saragoça, a estratégia ambiental e social, que tem como tema principal a água e a sustentabilidade, adianta o SOL.
O objectivo traçado pela empresa para 2008 é de reduzir o consumo de água em 15%, aumentar a eficiência energética em 25% e a separação e reciclagem dos resíduos gerados nas lojas e fábricas em 90%.
A primeira loja nasceu em 1943, na Suécia, tendo desde essa altura inventado um dispositivo que se encaixa nas torneiras da água que permite poupar 60% do líquido.