No Jardim da Associação de Moradores
Um mail duma leitora devidamente identificada, veio levantar um problema que é desconhecido de muitos moradores da Portela e relativos ao Parque Infantil. Na génese da Associação de Moradores e ainda em 1975 foi intenção de se criar na Portela infraestruturas de recreio e lazer para a sua população jovem.
Assim e em determinado planeamento foi criada uma zona na Urbanização para implantar uma zona desportiva e de recreio.
A
AMPortela nesse terreno que delimitou, veio a criar o seu Parque Desportivo com Campos de Ténis, um Polidesportivo, uma Esplanada, um Parque Infantil e uma zona verde a que se veio chamar “ Jardim da Associação”.
A criação do Parque Infantil levantava problemas de vigilância e manutenção não permitindo um horário de funcionamento a condizer com os anseios das crianças utilizadoras.
Também a atribuição de verbas por parte da Câmara para tal manutenção, eram raras e nem sempre estavam devidamente consignadas.
Com a criação da Freguesia da Portela em 1985 já a Câmara de Loures poderia canalizar verbas próprias para a manutenção, desenvolvimento e vigilância do Parque existente criado pela AMPortela dentro dos seus terrenos devidamente protegidos e murados.
O Executivo da
Junta de Freguesia no seu âmbito, acolheu de braços abertos a responsabilidade de toda a manutenção do Parque e a Associação de Moradores e bem, transferiu assim para a Junta essa responsabilidade entregando-lhes as chaves do Parque.
Nessa altura e com entusiasmo a Junta mandou lá colocar as tabuletas que ainda lá existem e que praticamente dizem
“ Parque da Junta de Freguesia da Portela “.Há verbas próprias e pessoal destinado à manutenção de Parques Infantis.

Os tempos mudaram e a legislação considera hoje em dia o parque em situação ilegal de funcionamento. Não é aceitável um Parque Infantil com piso de areia, onde o mobiliário urbano do parque não obedece às devidas normas de segurança e também a falta de instalações sanitárias, etc.
É então altura da Junta de Freguesia tentar implantar na Portela, um conveniente Parque Infantil.
Agora com o envolvimento do Complexo das Piscinas Ginásios, o Jardim da Associação vai ser aberto à comunidade com o derrube das barreiras arquitectónicas existentes permitindo assim criar-se um Parque Aberto onde mobiliário para Parques Infantis poderá ser implantado.
o e-mail da nossa leitoraExmos Senhores,
Penso que a manutenção do Parque Infantil, junto à AMP, fica a cargo da mesma, por isso, gostaria de deixar aqui algumas sugestões. Uma vez que a freguesia da Portela tem cada vez mais crianças, que com toda a certeza, gostariam de usufruir do Parque Infaltil, e que actualmente não o fazem por dois motivos:
Em 1º lugar porque ninguém tem conhecimento se o Parque tem ou não (penso que não) as condições de segurança necessárias para a sua utilização;
Em 2º lugar pelo facto de o parque ser em areia, o que para além da segurança levanta uma questão muito pertinente e de extrema importância na saúde das crianças, como a Higiene.
Assim, deixo como sugestão que a AMP, para além de tudo o que já faz por nós, na Gestão do Desporto e da Cultura, faça um bocadinho mais pelas nossas crianças mais pequenas dando-lhes melhores condições para brincarem no Parque Infantil e para que ainda mais se possam juntar a estas.
Em meu nome e em nome de muitos Pais, que sei que partilham da mesma opinião, ficamos a aguardar Boas Noticias.
Atenciosamente,
( identificação)
Post repescado de 23out06