SERA DESTA ???
Etiquetas: Rotunda Av.Ralis, Rotundas da Portela
Local onde os pekeninos cresceram muito.
Etiquetas: Rotunda Av.Ralis, Rotundas da Portela
Com a devida homenagem vou citar um excerto de um texto absolutamente brilhante de Teolinda Gersão, lido esta semana no “Público”, e que mostra o disparate do sistema educativo português, ainda por cima na área da nossa língua.
Ora apreciem: “No ano passado havia complementos circunstanciais de tempo, modo, lugar etc., conforme se precisava. Mas agora desapareceram e só há o desgraçado de um “complemento oblíquo”. Julgávamos que era o simplex a funcionar: Pronto, é tudo “complemento oblíquo”, já está. Simples, não é? Mas qual, não há simplex nenhum,o que há é um complicómetro a complicar tudo de uma ponta a outra: há por exemplo verbos transitivos directos e indirectos, ou directos e indirectos ao mesmo tempo, há verbos de estado e verbos de evento,e os verbos de evento podem ser instantâneos ou prolongados, almoçar por exemplo é um verbo de evento prolongado (um bom almoço deve ter aperitivos, vários pratos e muitas sobremesas). E há verbos epistémicos, perceptivos, psicológicos e outros, há o tema e o rema, e deve haver coerência e relevância do tema com o rema; há o determinante e o modificador, o determinante possessivo pode ocorrer no modificador apositivo e as locuções coordenativas podem ocorrer em locuções contínuas correlativas. Estão a ver? E isto é só o princípio. Se eu disser: Algumas árvores secaram, ”algumas” é um quantificativo existencial, e a progressão temática de um texto pode ocorrer pela conversão do rema em tema do enunciado seguinte e assim sucessivamente.
No ano passado se disséssemos “O Zé não foi ao Porto”, era uma frase declarativa negativa. Agora a predicação apresenta um elemento de polaridade, e o enunciado é de polaridade negativa. No ano passado, se disséssemos “A rapariga entrou em casa. Abriu a janela”, o sujeito de “abriu a janela” era ela, subentendido. Agora o sujeito é nulo. Porquê, se sabemos que continua a ser ela? Que aconteceu à pobre da rapariga? Evaporou-se no espaço? A professora também anda aflita. Pelo vistos no ano passado ensinou coisas erradas, mas não foi culpa dela se agora mudaram tudo, embora a autora da gramática deste ano seja a mesma que fez a gramática do ano passado.”
Da Esquina do Rio
Freguesia da Portela – O final?
Assembleia de Freguesia é hoje dia 29
A Lei nº 22/2012 que aprova o regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica entrou já em vigor no passado dia 1 de Junho e obrigará a uma forte reestruturação das freguesias. A Freguesia da Portela estará certamente em risco de deixar de existir.
Etiquetas: Extinção Freguesias, Freguesia da Portela
Etiquetas: Entradas na Portela
Etiquetas: Arvore Centenaria na Portela, Hibisco de Norfolk
Etiquetas: Portela Sabios, Secretario de Estado
Etiquetas: Convocatoria, Equipas Torneios, Futebol Praia
Um famoso comentador da nossa praça referiu-se à selecção alemã, durante o jogo com Portugal, como os compatriotas da Senhora Merkel.
Etiquetas: Euro 2012
Etiquetas: LouresParque, Multas Estacionamento
Etiquetas: Arvores e Arbustos, Freixos, Morte de Arvores, Tipuana, x
Etiquetas: AMP Futsal, AMP Seniores
Etiquetas: Assembleia Municipal, Freguesia Parque Nações
Etiquetas: Extinção Freguesias
Etiquetas: LouresParque, Parques de Estacionamento
Etiquetas: Europeu 2012
Etiquetas: Limites Loures.
Etiquetas: Pavilhão Gimnodesportivo
Etiquetas: Acessibilidades, Rampas e Escadas
Etiquetas: Missa Campal, Pala Vitor Figueiredo
A Portela Cafés, liderada por Ângelo Pedro Marçal, está a avaliar a expansão internacional.
A Portela Cafés está a preparar a entrada no mercado das máquinas e cápsulas de café.
As marcas estão a apostar nas máquinas e cápsulas de café expresso para consumo no lar. Delta e Nestlé dominam o mercado, onde também se encontram pequenas empresas. É o caso da Portela Cafés, casa tradicional de cafés da zona oriental de Lisboa, que acaba de lançar uma máquina e cápsulas de café, cevada e chá.
Os portugueses bebem cada vez mais café em casa. Foi por isso que decidiu avançar para o mercado das cápsulas?
Exactamente por isso. As pessoas, ou porque lhes ofereciam a máquina de cápsulas, ou por outro motivo, deixaram de comprar café em grão. E aquilo fazia-me confusão. Temos um café tão bom e vai agora para cápsulas? Fui a uma feira em Milão. Nessa altura percorri os fornecedores de máquinas, há sete ou oito anos, ainda a Delta não tinha entrado no mercado das cápsulas. Disseram-me que a máquina da cápsula estava a subir um bocadinho, mas toda a gente apostava ainda na máquina de pastilhas. Era nessa altura que eu devia ter feito o investimento. Há dois anos já a Delta tinha entrado no mercado, voltei à feira das máquinas para ver o que podíamos fazer. E levei café para ver como é que saía na cápsula. Quando experimentámos o nosso café na cápsula verificámos que saía muito bem. Não tive qualquer hesitação.
Qual é a estratégia para entrar nesse mercado tão competitivo?
Vamos entrar não pelo preço, mas pela qualidade. Não estou a dizer mal da concorrência, mas esperamos fazer alguma coisa, insistindo com os clientes, e são os clientes satisfeitos que nos trazem outros clientes. Vamos ter sucesso.
Apesar de terem de concorrer com grandes empresas como a Delta e a Nestlé?
Não queremos ser uma empresa de grande dimensão, mas estamos a fazer tudo para dar um grande salto. Como perdemos muitos clientes na venda de café em grão para as casas das pessoas, que era o nosso forte, optámos por fazer este investimento, que é ainda bastante elevado. Tenho algumas expectativas mesmo em termos de ir para fora, estudar outros mercados.
Etiquetas: Cafe Portela, Casa dos Cafes
Etiquetas: Loures Parque, Parques Estacionamento, Reboques